Publicidade:

O Sol é aliado na qualidade de vida dos moradores do Asilo Padre Cacique

Em dias não tão quentes, vovós e vovôs conseguem aproveitar um pouco de sol no pátio ao mesmo tempo que cuidam da própria saúde

Entre os diversos cuidados importantes para manter a saúde dos idosos está o banho de sol. A preocupação está presente na rotina dos moradores do Asilo Padre Cacique. A exposição controlada e nos horários adequados aos raios solares traz inúmeros benefícios, tanto físicos quanto mentais.
“A vitamina D até pode ser adquirida pelo consumo de alguns alimentos ou mesmo por suplementos vitamínicos, caso a ser considerado para idosos acamados e que não têm condições de irem para a parte externa. No entanto, é muito importante que ela seja recebida de sua fonte natural: o Sol”, explica o enfermeiro do Asilo Padre Cacique, Edson Gomes.
A exposição é sempre controlada, caso contrário, correria-se risco de desenvolver problemas graves como câncer de pele. Por isso, a recomendação para todos é somente tomar banho de sol até as 10h e após as 16h, principalmente para os idosos, que tendem a ter a pele mais sensível. A equipe de enfermagem aplica o protetor solar em todos os moradores, conforme as orientações médicas. O tempo de permanência é de aproximadamente 15 minutos, período suficiente para aproveitar os benefícios dos raios solares.
Segundo a gerente Assistencial do Asilo Padre Cacique, Rogéria Pazini, o resultado da ação foi positivo e a intenção é estabelecer uma rotina de fazer o passeio de duas a três vezes na semana.
Benefícios:
Deixar a pele com um aspecto mais saudável; Regular a pressão arterial; Aumentar os hormônios que dão sensação de prazer; Dar mais disposição; Elevar a autoestima; Aumentar as defesas do organismo.
————————————– Redação e coordenação: Marcelo Matusiak