O último final de semana da programação do Natal no Coração – Parte Cultural 2019, evento que conta com o incentivo do Ministério da Cidadania, marcou de maneira única a todos que estiveram no Parque dos Dick durante as seis noites de espetáculos.

No sábado, dia 21 de dezembro, milhares de indivíduos compareceram para conferir o espetáculo “No Natal Daquele Ano” do Grupo Tholl. Com uma história marcante repleta de luz, cor e magia, a trupe circense encantou com a história de uma menina que tem um sonho durante uma noite de Natal e é apresentada a um mundo mágico. A programação foi aberta pelo grupo Vocalize, cujo repertório de canções natalinas o público cantou junto.

Em sua apresentação, o grupo Tholl buscou resgatar o simbolismo do Natal valorizando sentimentos de paz, amor e felicidade durante pouco mais de uma hora de encenação. O evento contou com a participação de uma tradutora de libras. Ao lado do filho Bruno, Evania Dill, 41 anos, deixou o Parque dos Dick admirada com a apresentação. “Realmente impressionante. Essa é a primeira vez que assisto a um espetáculo do Tholl e sem dúvida alguma é algo para ser apreciado e preservado na cultura do nosso Estado”, relatou após fazer o seu registro ao lado dos artistas da noite. “Também gostaria de parabenizar a todos que tem feito o Natal da nossa cidade. Lajeado nunca esteve tão linda e colorida nessa época do ano”, completou.

Para o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel, a programação se encerra superando as expectativas. “Acho que 2019 deixa um legado para Lajeado no que diz respeito à cultura. Foi um ano repleto de atividades que nos deixam com a sensação de dever cumprido. E o Natal vem para fechar tudo isso de maneira maravilhosa, com uma aceitação incrível do público ao longo de toda a programação”, ressalta.

Já para Ana Lúcia da Silva, da Affecto, apresentações como a do Tholl vem para coroar um trabalho de muitos meses. “Temos a convicção de que esse ano toda a programação atendeu ao que a comunidade pedia. Com toda sua grandeza, o Tholl conseguiu transmitir um pouco desse espírito do que buscamos repassar com o evento”, afirma. 

Porto Alegre Cia de Dança coloca Mario Quintana no palco

No domingo, último dia da grade de programações do Natal no Coração – Parte Cultural 2019, a Porto Alegre Companhia de Dança trouxe todo o encanto da peça “As Únicas Coisas Eternas São as Nuvens”. Com um show de luz, figurino e interpretação, o grupo de Porto Alegre levou a poesia de Mario Quintana para cima do palco. 

Com frases do poeta ao longo do espetáculo, os dançarinos falaram do tempo por meio de referências ao ciclo da água, às mudanças que acontecem acompanhando a passagem das nuvens, eternas a cada instante. Baseada na coreografia do paulista João Butoh, a apresentação cativou pelos detalhes dos movimentos e de cada estrofe de Quintana.

“Surpreendente. Uma peça que nos faz refletir”, comentou Alex Bender, que prestigiou o espetáculo ao lado da namorada e da mãe.

Assim como Tholl, no dia anterior, a apresentação também contou com a participação de uma tradutora de libras.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Natal no Coração – Parte Cultural 2019 é uma realização da Prefeitura de Lajeado e Affecto. O evento conta com o patrocínio master da Atlas, patrocínio ouro Docile, Charrua, Imec e Unifertil, patrocínio prata Benoit, Mondial e Scala. Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Texto: Matthi Comunicação Integrada

Fotos: Frederico Sehn

Leia mais: http://www.lajeado.rs.gov.br/?titulo=Com uma história encantadora de Natal, Tholl ilumina Parque dos Dick&template=conteudo&categoria=892&codigoCategoria=892&idNoticia=9935&tipoConteudo=INCLUDE_MOSTRA_NOTICIAS