Encontro de Orquestras é atração do terceiro dia de apresentações do Natal no Coração Parte Cultural – 2019

Encontro de Orquestras ocorre nesta terça-feira a partir das 20h30 Foto: Divulgação Encontro de Orquestras ocorre nesta terça-feira a partir das 20h30

Um encontro de dois gigantes da música da nossa região abrilhanta a terceira noite de programações do Natal no Coração – Parte Cultural 2019, evento que conta com o incentivo do Ministério da Cidadania. Nesta terça-feira (17/12), a partir das 20h30min, a Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) e Orquestra Jovem de Lajeado se juntam para um concerto único na estrutura montada no estacionamento do Parque dos Dick.
 

Fundada em 05 de agosto de 1986, a Oclaje atua como formadora de músicos num projeto que beneficia muitos jovens e ajuda na disseminando da música instrumental como promotora da cultura. Ao longo dos anos, Oclaje já realizou apresentações que ultrapassaram as barreiras do nosso estado. Para a apresentação desta terça-feira, o grupo programa um repertório eclético, abrangendo vários estilos que contemplam músicas nacionais e internacionais de artistas renomados. 
 

Liderados pelo maestro Carlos Henrique Hickman, a Oclaje conta atualmente com 33 integrantes que se dividem entre violinos, piano, baixo, sopros, percussão, teclado e vocal.
 

São apenas dois anos de formação, mas de muita história para ser contada. Idealizada em fevereiro de 2017 por um grupo de amigos que se reuniu com um o intuito de formar uma orquestra diferenciada tocando músicas modernas, a Orquestra Jovem de Lajeado ganha forma. E é no estilo que está o diferencial do grupo, que apesar do nome, não é composta somente por jovens, mas está remetida ao repertório que se diferencia das orquestras tradicionais que tocam músicas clássicas e barrocas. Para o espetáculo, a Orquestra Jovem de Lajeado deve trazer ao público uma nova leitura de clássicos da música popular, passando por Luiz Gonzaga, Frenéticas, Roupa Nova, Van Halen entre outros muitos. A Orquestra é composta por instrumentos de sopro, percussão, harmonia e vocalistas.
 

Contando com toda jovialidade dos seus integrantes, a Orquestra Jovem de Lajeado leva ao público uma nova leitura de clássicos da música popular, passando por Luiz Gonzaga, Frenéticas, Roupa Nova, Van Halen entre outros muitos.
 

“Existe uma expectativa por esse encontro. São duas escolas distintas na formação de músicos, mas que acreditamos que uma irá completar a outra, o que criará uma atmosfera muito especial pra quem aprecia a boa música”, afirma Ana Lúcia da Silva, da Affecto.
 

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Natal no Coração – Parte Cultural 2019 é uma realização da Prefeitura de Lajeado e Affecto. O evento conta com o patrocínio master da Atlas, patrocínio ouro Docile, Charrua, Imec e Unifertil, patrocínio prata Benoit, Mondial e Scala. Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Programação

17 de dezembro

20h30min – Encontro de Orquestras (Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) e a Orquestra Jovem de Lajeado)

19 de dezembro

20h30min – Nenhum de Nós

21 de dezembro

20h – Coral Vocalize

20h30min – Grupo Tholl – “No Natal daquele Ano”

22 de dezembro

20h30min – Porto Alegre Cia de Dança – “As únicas coisas eternas são as nuvens”.

Texto: Matthi Comunicação

Fotos: divulgação

Leia mais: http://www.lajeado.rs.gov.br/?titulo=Encontro de Orquestrasé atração do terceiro dia de apresentações do Natal no Coração Parte Cultural – 2019&template=conteudo&categoria=892&codigoCategoria=892&idNoticia=9914&tipoConteudo=INCLUDE_MOSTRA_NOTICIAS