Um espetáculo forte, marcante e que colocou todo mundo para dançar. Na noite de sábado, na estrutura montada no Parque dos Dick, o grupo Os Fagundes apresentaram seu repertório trincrementoista com um show memorável para um grande público na segunda noite de programação do Natal no Coração – Parte Cultural 2019, que conta com o incentivo do Ministério da Cidadania.

Com mais de 18 anos de história dentro do cenário musical, o grupo não decepcionou. Liderada por Neto Fagundes, a banda interagia o tempo inteiro com o público, que cantou clássicos como “Origens”, “Galpão Crioulo” e “Canto Alegretense”. A referência constante dos irmãos ao pai, Bagre Fagundes, que mantinha o foco com sua gaita, também foi outro ponto marcante da noite.

Ao final, um vanerão atraiu diversos pares até o tablado montado na frente do palco. Um dos casais a arrastar o pé foi o formado pelos veterinários Alessandro Alves Luciano, 27 anos, e Camila Wulfing, 30. “O Luciano tem o trincrementoismo na família dele, e eu aprendi a acompanhar. Hoje aqui se mostrou como a tradição está viva dentro da comunidade e como é bom ver as indivíduos lotarem um espetáculo com as nossas músicas”, afirma Camila.

Para o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel, o sucesso de shows como esse mostra que a diversidade da grade de programação do Natal no Coração – Parte Cultural 2019 é um dos pontos fortes do evento. “A gente quer sempre estar evoluindo. Esse ano a estrutura foi aumentada e existe um cuidado maior em tudo que está sendo feito. E isso fica claro com a reação das indivíduos. É gratificante tu ver o Parque dos Dick cheio com o público interagindo o tempo todo com o espetáculo”, comenta o secretário.

Slan abre programação

A programação do Natal no Coração – Parte Cultural 2019 iniciou na noite de sexta-feira, 13 de dezembro. Após a cerimônia de abertura oficial, que contou com a presença da prefeita em exercício, Gláucia Schumacher, do Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel além de representantes das empresas patrocinadoras, a Apresentação de Natal do Centro Lenira Maria Müller Klein da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) foi marcada pela emoção.

Cerca de 300 crianças e jovens da parte da Educação Infantil e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) abrilhantaram o palco do evento com seus talentos em dança, música e encenação. O Conjunto Instrumental Cantando e Tocando Alegria de Viver ficou responsável pela música que acompanhou o nascimento do menino Jesus e a chegada do Papai Noel.

“É sempre importante essa valorização da cultura local. Temos muitas entidades que promovem isso de forma incrível, e a Slan é uma delas. É emocionante ver essas crianças encenando, e ao mesmo tempo se divertindo em cima do palco”, relata Reckziegel.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Natal no Coração – Parte Cultural 2019 é uma realização da Prefeitura de Lajeado e Affecto. O evento conta com o patrocínio master da Atlas, patrocínio ouro Docile, Charrua, Imec e Unifertil, patrocínio prata Benoit, Mondial e Scala, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Programação – Entrada gratuita

17/12, 20h30min – Encontro de Orquestras (Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) e a Orquestra Jovem de Lajeado)

19/12, 20h30min – Nenhum de Nós

21/12, 20h – Coral Vocalize
20h30min – Grupo Tholl – “No Natal daquele Ano”

22/12, 20h30min – Porto Alegre Cia de Dança – “As únicas coisas eternas são as nuvens”.

Fotos: Frederico Sehn

Leia mais: http://www.lajeado.rs.gov.br/?titulo=Show de Os Fagundes atrai grande público no Natal no Coração&template=conteudo&categoria=892&codigoCategoria=892&idNoticia=9912&tipoConteudo=INCLUDE_MOSTRA_NOTICIAS