Cinquenta municípios têm a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional

Últimas notícias

Maior parte das localidades foi acometida pela seca. Há ainda casos de estiagem, chuvas intensas, enxurradas e vendavais

Brasília-DF, 17/1/2020 – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, nesta sexta-feira (17), a situação de emergência em 50 municípios da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe em razão de desastres naturais. Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União.

A maioria dos reconhecimentos foi concedido por conta da seca. Foram vinte e cinco cidades piauienses: Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Conceição do Canindé, Fartura do Piauí, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Padre Marcos, Queimada Nova, São Braz do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato e Várzea Branca; e outros 16 municípios do Ceará: Aracati, Assaré, Cascavel, Caucaia, Cedro, Choró, Crateús, Crato, Iguatu, Madalena, Ocara, Palmácia, Quixelô, Tabuleiro do Norte, Tamboril e Tauá.

Além delas, Caririaçu (CE) e Tobias Barreto (SE) também obtiveram o mesmo status. As localidades baianas de Cotegipe, Maetinga e Remanso registram estiagem. Itambé (BA) e Nova Friburgo (RJ) foram atingidas por chuvas intensas, enquanto Itapuca (RS) passou por episódios de enxurradas. Por sua vez, Cáceres foi atingida por vendavais.

O apoio emergencial por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR, é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.

Acesse:
Portaria n. 74
Portaria n. 75
Portaria n. 76
Portaria n. 81

Leia mais: http://www.cidades.gov.br/ultimas-noticias/12551-cinquenta-municipios-tem-a-situacao-de-emergencia-reconhecida-pela-defesa-civil-nacional