Governo anuncia iniciativa pioneira na área da cultura

Em iniciativa pioneira, o governo do Estado decidiu ampliar a abrangência do Pró-cultura RS visando fomentar a livre criação e circulação da produção artística. Assim, artistas de outros Estados brasileiros poderão participar de programas de fomento à cultura do Rio Grande do Sul. A notícia foi dada nesta sexta-feira (17/1), no Palácio Piratini, pelo governador Eduardo Leite e pela secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

“A maior parte dos Estados tem políticas de incentivo que atendem apenas aos produtores locais. Não vamos descuidar dos nossos produtores, mas queremos dar uma contribuição, nacionalmente, para que o Brasil tenha uma política de fomento à cultura que não seja de definição do governo. A cultura emana do povo, é uma manifestação popular, e não é para ser determinada pelo governante”, explicou o governador, que buscará reciprocidade junto aos demais governadores.

“Temos editais de fomento à cultura que, normalmente, contemplam produtores do Rio Grande do Sul. Vivemos um momento atípico, no qual muitos trabalhadores do segmento artístico não estão sendo contemplados pelas políticas federais. Então, queremos convidá-los a participar de nossos editais, e esperamos que outros Estados tomem a mesma atitude”, explicou a secretária.

O governador também chamou atenção para o aumento de 20% do investimento anual na Lei de Incentivo à Cultura, cujo orçamento estava congelado há seis anos.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Secom

Leia mais: https://estado.rs.gov.br/governo-anuncia-iniciativa-pioneira-na-area-da-cultura