Abertura de leitos no Hospital Regional é tema de reunião entre Estado e Fundação de Cardiologia

Uma nova reunião para tratar da aquisição de equipamentos que permitirá a abertura de 130 leitos no Hospital Regional de Santa Maria ocorreu nesta quinta-feira (16/1) na Secretaria da Saúde (SES). A instituição, que hoje mantém os ambulatórios de doenças crônicas e de cardiologia, é gerida pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC).

A secretária-adjunta Aglaé Silva frisou que o trabalho é uma das prioridades do governo do Estado para 2020. O recurso para a compra dos itens necessários para que o local possa ter internações foi liberado ao final do ano passado pelo Ministério na Saúde. O processo agora passa por definir as etapas de aquisição dos bens e ajustes na estrutura física do hospital para essa finalidade.

Está prevista a abertura de 130 leitos. Desses, 120 serão para as especialidades de cardiologia, neurologia e traumatologia, enquanto outros dez para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Eles estarão divididos entre os três pavimentos do hospital (subsolo, primeiro e segundo andar). O projeto conta ainda com um bloco com duas salas para cirurgias.

Além da direção da FUC, representada pelo superintendente Rogério Pires e pelo diretor administrativo do Hospital Regional, Elvis Prestes, participaram da reunião o secretário de Saúde de Santa Maria, Francisco Harrisson, e representantes da Associação de Municípios da Região Centro, da Subsecretaria de Administração Central de Licitações do Estado (Celic), da Secretarias de Obras e de outras áreas da SES, como vigilância em saúde, departamento administrativo, e assessoria jurídica e de planejamento técnico.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Leia mais: https://estado.rs.gov.br/abertura-de-leitos-no-hospital-regional-e-tema-de-reuniao-entre-estado-e-fundacao-de-cardiologia