Atrativos do Nordeste são preferência de turistas do Sul no verão

SONDAGEM

Estudo foi realizado pelo Ministério do Turismo com agências de viagens do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Por Victor Alves 

Humberto Sales_Praia do Amor_Tibau do Sul_RN.jpg

Praia do Amor, em Tibau do Sul (RN). Crédito: Humberto Sales/MTur Destinos 

Os estados do Rio Grande do Norte e Bahia foram os destinos mais procurados pelos turistas da região Sul para o verão 2020. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com agências de viagens do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tirando a área “Sol e Praia” (42,1%), os viajantes da região foram um dos que mais buscaram o turismo cultural (17,4%). O inventário trouxe, ainda, um perfil desses viajantes, apontando que quase metade (40,7%) irão viajar em família.

Além destas informações, o estudo trouxe a expectação das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de ocupações de outubro de 2019 a março de 2020. Para 18,3% delas, a expectação é de que a quantidade de empregados aumente. Além disso, 50,2% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outra informação positivo, é de que 49,8% indicaram um cenário com expectação de crescimento no faturamento para os próximos meses.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários fechamentos positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Sul no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste segmento. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o segmento turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.

Quando observamos por estado, os turistas catarinenses se dividiram entre os destinos baianos e pernambucanos. Já os gaúchos e os paranaenses buscaram a terra do dendê e do acarajé.  

SONDAGEM EMPRESARIAL – Realizada pelo Ministério do Turismo, o estudo é realizado semestralmente, e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a expectação dos empresários para os períodos de alta temporada.

O objetivo da sondagem é auxiliar as empresas da região do segmento de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados. Com esta sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências consultadas pela pesquisa não têm certos estados como escolha, para a viagem no período. 

Edição: Cecília Melo 

Leia mais: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/13244-atrativos-do-nordeste-s%C3%A3o-prefer%C3%AAncia-de-turistas-do-sul-no-ver%C3%A3o.html