Estado e prefeitura da capital tratam da transferência de gestão da Farmácia de Medicamentos Especiais

A transferência da Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado para a prefeitura de Porto Alegre foi tema de uma reunião realizada nesta quinta-feira (9/1) entre a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e o secretário de Saúde da capital, Pablo Stürmer. Um estudo sobre o assunto está em andamento.

A proposta discutida passa por uma alteração de endereço da farmácia, hoje localizada na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua Riachuelo, no Centro. Além de uma readequação da futura estrutura, a escolha do novo local deverá atender a critérios de acesso fácil por transporte público e acessibilidade, na mesma zona da cidade onde a unidade funciona atualmente. Por mês, a Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado atende a 24 mil usuários em Porto Alegre.

O próximo passo é a elaboração do convênio para essa finalidade pelos técnicos do Estado e do Município, prevendo as questões de financiamento para implantação e custeio.

Em 2019, esse mesmo processo foi realizado pela Secretaria da Saúde com a prefeitura de Santa Maria, que assumiu a gestão da farmácia no município. Porto Alegre tem a última farmácia sob gestão do Estado.

Texto: Ascom/SES
Edição: Secom

Leia mais: https://estado.rs.gov.br/estado-e-prefeitura-da-capital-tratam-da-transferencia-de-gestao-da-farmacia-de-medicamentos-especiais