Leite dá início a encontros com deputados para debater projetos da Reforma RS

Para dar início a uma dinâmica de encontros que ocorrerão ao longo do mês de janeiro, o governador Eduardo Leite reuniu, na manhã desta terça-feira (8/1), no Palácio Piratini, deputados da base aliada e coordenadores de bancada para uma rodada de chimarrão. O encontro contou com a presença de 18 deputados de 13 bancadas, além da equipe técnica do Executivo envolvida na elaboração dos projetos da Reforma RS.

Depois de agradecer a disposição dos parlamentares ao terem enfrentado temas necessários ao avanço e ao desenvolvimento do Estado, como a privatização de estatais, a modernização do Código Ambiental, a aprovação de uma lei orçamentária sem reajustes e da Reforma da Previdência, Leite reforçou a disposição do Executivo em esclarecer dúvidas a respeito dos projetos da Reforma RS.

“Ouvimos dos próprios deputados que havia necessidade de maior entendimento do que estamos propondo. 2019 foi um ano de muita produção, e tenho convicção e confiança de que, ao abrir essa agenda de diálogo, será possível que todos entendam e discutam melhor as demais propostas do pacote”, ponderou Leite.

Nas próximas semanas, serão realizados encontros entre os deputados, os coordenadores das bancadas e as equipes técnicas do Executivo, com a participação dos secretários que as lideram. O objetivo das reuniões é esclarecer dúvidas e identificar pontos que, na visão dos parlamentares, demandem alterações, a fim de criar a condição para que as questões sejam levadas à votação em sessão extraordinária ainda no mês de janeiro.

Além disso, considerando o reajuste de 12,84% no piso do magistério estabelecido pelo governo federal, Leite determinou que as equipes técnicas refaçam cálculos e simulem cenários para promover alterações nos projetos. “Estamos trabalhando nisso e apresentaremos as alterações possíveis à Assembleia Legislativa”, garantiu o governador.

Os secretários Leany Lemos (Planejamento, Orçamento e Gestão), Marco Aurelio Cardoso (Fazenda) e Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica) estiveram presentes no encontro, assim com o vice-governador e secretário da Segurança Pública Ranolfo Vieira Júnior, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom

Leia mais: https://estado.rs.gov.br/leite-da-inicio-a-encontros-com-deputados-para-debater-projetos-da-reforma-rs