Práticas saudáveis no cotidiano são tema de atividades programadas para o mês de janeiro, quando ocorrerão rodas de conversa e oficinas de preparo de alimentos seguidas de degustação. A promoção é da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas), da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS) e das prefeituras de Capão de Canoa e Tramandaí. Os eventos com foco na área da segurança alimentar e nutricional, que integram a operação RS Verão Total 2020, começam nesta terça-feira (7/1), em Capão da Canoa, com uma oficina sobre preparo de suco de açaí juçara com maracujá.

O principal objetivo das atividades é estimular práticas alimentares saudáveis e sustentáveis. De acordo com a nutricionista e chefe de Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Stas, Alessandra Gomes, as oficinas e rodas de conversa também visam apresentar técnicas de preparo para aproveitamento integral dos alimentos e combate aos desperdícios, cuidados com a higiene dos alimentos, reeducação alimentar e nutricional e a importância das escolhas alimentares para uma vida saudável. “Nessa época, é necessário mudarmos alguns hábitos alimentares para que o funcionamento do organismo ocorra de maneira correta”, observa.

Dicas da nutricionista Alessandra Gomes:

• diminuir sal
• substituir alimentos gordurosos e pesados por frutas, verduras e legumes
• trocar sorvete por picolé de fruta
• ingerir cereais, tubérculos e carnes magras
• tomar bastante água
• fazer no mínimo três refeições ao dia, com variação de alimentos para que o funcionamento do organismo não fique comprometido

Serviços de intermediação

A FGTAS, a partir do Sine Móvel, também integra a programação da operação RS Verão Total 2020, oferecendo os serviços de intermediação de mão de obra, orientação sobre carteira de trabalho digital e renovação de carteira de artesão, das 9h às 14h. Trabalhadores interessados em se candidatar às vagas de trabalho devem comparecer à unidade com documento de identidade que contenha a quantidade do CPF.

Os candidatos serão cadastrados no sistema, e quem tiver perfil profissional compatível com as vagas abertas receberá carta de encaminhamento para participar de entrevista na sede da empresa do contratante. Para renovar a carteira de artesão, é preciso apresentar cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3×4.

PROGRAMAÇÃO

>>CAPÃO DA CANOA
Espaço Sesc – Avenida Beira Mar

Terça-feira (7/1) – 16h
Oficina de preparo de alimentos com degustação
Receita: suco de açaí juçara com maracujá

Quarta-feira (8/1) – 16h
Oficina de preparo de alimentos com degustação
Receita: maionese de abacate

Quinta-feira (9/1) – 16h
Roda de conversa: Comer bem para viver melhor

Quinta e sexta-feira (9 e 10/1) – manhã e tarde
Sine Móvel

>>TRAMANDAÍ
Espaço Sesc – Avenida Beira Mar

11 e de 14 a 17/1 – manhã e tarde
Sine Móvel

14/1 – 9h
Roda de conversa com professores da UFRGS: “Agricultura urbana e horta periurbana”

15/1 – 9h
Oficina de preparo de alimentos com degustação 
Receita: bolo fit de abobrinha

16/1 – 15h
Oficina de preparo de alimentos com degustação
Receita: bolo integral

17/1 – 15h
Roda de conversa e relato de experiência sobre a oficina de culinária do CRAS

Texto: Carolina Zeni/Ascom Stas
Edição: Vitor Necchi/Secom

Leia mais: https://estado.rs.gov.br/oficinas-estimulam-alimentacao-saudavel-no-litoral-norte