SONDAGEM EMPRESARIAL

Estudo realizado pelo Ministério do Turismo trouxe que São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo são os destinos preferidos dos viajantes

Por Victor Maciel

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Edifício Copan, São Paulo (SP). Crédito: Rogério Cassimiro/MTur

Os atrativos turísticos dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo foram os mais procurados pelos turistas da região Norte para o período do verão. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com agências de viagens do Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Tocantins, Rondônia e Roraima. Tirando a área “Sol e Praia” (38%), os viajantes da região foram os que mais buscaram o turismo de natureza/ecoturismo (25%). O inventário trouxe, ainda, que quase metade deles (46%) irão viajar em família.

Além destas informações, o estudo trouxe a expectação das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de ocupações de outubro de 2019 a março de 2020. Para 14,2% delas, a expectação é de que a quantidade de empregados aumente. Além disso, 53,2% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outra informação positivo, é de que 56,5% indicaram um cenário com expectação de crescimento no faturamento para os próximos meses.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários fechamentos positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Norte no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste segmento. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o segmento turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.

Quando observamos por estado, os turistas amazonenses e tocantinenses preferiram os destinos paulistas. Já os acreanos pretendem visitar os atrativos mineiros. Em Rondônia, os clientes dessas agências buscaram no estado do Espírito Santo o descanso no verão. Diferente destes, os turistas de Roraima escolheram o Distrito Federal e os do Pará e Amapá selecionaram as belezas cearenses.  

SONDAGEM EMPRESARIAL – Realizada pelo Ministério do Turismo, o estudo é realizado semestralmente, e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a expectação dos empresários para os períodos de alta temporada.

O objetivo da sondagem é auxiliar as empresas da região do segmento de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados. Com esta sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências consultadas pela pesquisa não têm certos estados como escolha, para a viagem no período. 

Edição: Cecília Melo

Leia mais: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/13265-sudeste-%C3%A9-a-principal-escolha-no-ver%C3%A3o-para-maioria-dos-turistas-do-norte-do-pa%C3%ADs.html