Plataforma que reúne uma série de informações para auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de políticas por diferentes instituições públicas, o Geoportal RS está disponibilizando mais duas aplicações. Desta vez, as temáticas abordadas envolvem a demografia e o desempenho da economia dos municípios gaúchos. Lançada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) em agosto do ano passado, a ferramenta permite acesso a uma gama de dados reunidos em único ambiente: o diretório da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede-RS).

Os dois novos serviços têm como base dados comunicados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE). Um deles destaca informações sobre a estimativa populacional, por faixa etária dos municípios gaúchos, para o ano de 2018. Esse painel visual possibilita uma série de análises e contém mapas e gráficos interativos que ilustram a distribuição da população, o percentual de população ativa, municípios com maior concentração de jovens e idosos, entre outras informações relevantes para o planejamento e avaliação de políticas públicas.

Clique aqui para acessar o serviço com dados populacionais.  

O outro serviço apresenta, também em mapas e gráficos, os principais fechamentos do Produto Interno Bruto dos municípios (2017), dentre eles: PIB por município, PIB per capita, Valor Adicionado Bruto (VAB) da agropecuária, da indústria e dos serviços.

Clique aqui para acessar o serviço baseado no PIB dos municípios

Para o secretário-ajunto de Planejamento e Orçamento, Gilberto Pompílio de Melo Filho, os novos painéis representam importante avanço na estratégia da Seplag em disponibilizar dados consolidados para a tomada de decisões tanto dos governos como do segmento privado. “Por ser uma base georeferenciada, trata-se de uma plataforma muito intuitiva, onde é possível identificar-se na realidade de cada município e no contexto regional”, destacou ele.

A Iede-RS representa o conjunto integrado de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos, necessários para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso das informações geoespaciais. O Geoportal é a interface pública que se consolida como a principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do Estado.

Clique aqui para acessar o portal Iede-RS.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom Seplag
Edição: Secom

Leia mais: https://estado.rs.gov.br/geoportal-rs-lanca-novos-paineis-com-dados-de-populacao-e-economia-dos-municipios