Fortalecer o vínculo entre mãe e bebê, aumentar a participação de gestantes no grupo e eternizar a gestação em registros fotográficos. Com esses objetivos surgiu o projeto Além de Mim, que oferece gratuitamente às gestantes, acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) Conservas, ensaios fotográficos que são realizados ao final da gestação. Na sexta-feira, 31/01, duas gestantes participaram do ensaio, que aconteceu nas dependências da unidade de saúde.

 

Conforme a enfermeira coordenadora da ESF, Franciele Mattei, as mulheres fotografadas integram o grupo de gestantes que acontece semanalmente na unidade. No encontro, as mulheres recebem orientações sobre a gestação, preparação para o parto e amamentação, sendo também um espaço para compartilharem experiências, sentimentos e conhecimentos.

 

“Na mesma éppoca em que percebemos uma diminuição na participação de gestantes no grupo, fomos informados que a unidade receberia uma exposição fotográfica de gestantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Essa exposição nos inspirou a oferecer um book fotográfico para as gestantes do bairro Conservas, como forma de incentivá-las a participar e de eternizar a gestação”, contou Franciele.

 

Logo, funcionários da unidade e a comunidade do bairro aderiram à ideia confeccionando materiais e realizando doações de roupas e acessórios para viabilizar o projeto, que iniciou em dezembro de 2019.

 

Para a sessão de fotos, a técnica em enfermagem Samanta Schneider Sehn é quem escolhe as roupas, acessórios, cenas e direciona a gestante. Já as fotografias são feitas pelo agente administrativo Marcelo Julio dos Santos Betti, que também é estudante de design.

 

As famílias das gestantes também são convidadas a participar do ensaio. “Filhos e companheiros também estão participando do ensaio. Eles se sentem importantes e incluídos, aliás, a gestação não é só a mãe e o bebê. A ideia é vincular a família à unidade de saúde e esse é o grande papel da ESF, que trabalha com vínculos, integralidade do cuidado e longitudinalidade”, explicou Franciele.

 

A sessão acontece no pátio ou em uma sala da unidade, que foi transformada provisoriamente em um estúdio fotográfico. Para que cada ensaio seja único, os funcionários exploram a criatividade para criar elementos diferentes. “É um desafio e ao mesmo tempo uma conquista, cada clique nos motiva a buscar novas ideias para fazer com que cada ensaio seja único e eternize esse momento tão especial”, disse Marcelo.

Na sexta-feira, 31/01, foi a vez da gestante Alura Trindade, 20 anos, que foi fotografada ao lado do filho Pyetro Duarte e do marido Jonathas Duarte. “Eu achei a iniciativa legal e diferente. A gestação é um momento mágico na nossa vida. Me senti grata pela oportunidade de ganhar um ensaio e estou ansiosa para ver o fechamento. Foi lindo e serão as únicas fotos minha deste momento”, contou Alura, grávida de 35 semanas.

 

Segundo Marcelo, o ensaio é agendado com a gestante para a 30ª e 35ª semana de gestação. Cerca de 25 fotos são selecionadas, editadas e enviadas às gestantes em formato digital. A primeira gestante que participou do projeto Além de Mim e que recebeu as fotos foi Stefani Cabral de Souza, 20 anos. “A ideia que a unidade teve foi sensacional. Durante o ensaio me senti muito especial, importante e bem à vontade. As fotos ficaram incríveis e estou sem palavras para descrever a felicidade por ter ganho esse presente. Essas são as minhas únicas recordações da gestação. Eu não teria condições de ter tirado as fotos se não fosse por meio do projeto”, revelou Stefani.

 

Conforme Franciele, os fechamentos do projeto Além de Mim têm sido positivos. Hoje, das 21 gestantes do bairro Conservas, 18 são acompanhadas pela ESF. Destas, 5 já realizaram o book fotográfico e as outras aguardam pela oportunidade. “Estamos percebendo uma maior participação, interesse e motivação das gestantes no grupo. O projeto está aumentando a autoestima e empoderando essas mulheres, que estão empolgadas com as fotos”, relatou Franciele.

 

“Sentimos que elas estão mais próximas, muito além da relação de paciente com profissional, e sim, uma relação de confiança. Esse projeto tocou no fundo da minha alma. É um presente da ESF Conservas para as advindas mamães”, concluiu Samanta.

Leia mais: http://www.lajeado.rs.gov.br/?titulo=Gestantes acompanhadas pela ESF Conservas ganham ensaio fotográfico ao final da gestação&template=conteudo&categoria=892&codigoCategoria=892&idNoticia=9981&tipoConteudo=INCLUDE_MOSTRA_NOTICIAS