A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga nesta segunda-feira (09/03) a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações com relação a cobertura assistencial. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do segmento e atua na proteção dos consumidores. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 14 planos de 05 operadoras devido a reclamações efetuadas no 4º trimestre de 2019. 

A proibição da venda começa a valer no dia 13/03. Ao todo, 62.704 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser vendidos para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no fechamento no monitoramento.

Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser vendidos. Nesse ciclo, 28 planos de 11 operadoras tiveram a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento. 

Resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento (4º trimestre/2019)

  • 14 planos com venda suspensa 
  • 28 planos com a venda liberada
  • 62.704 beneficiários protegidos
  • 20.664 reclamações recebidas no período de 01/10/2019 a 31/12/2019

Acesse aqui a lista de planos com venda suspensa 

Acesse aqui a lista dos planos que já estavam suspensos por outros motivos e que também foram suspensos pelo monitoramento da garantia de atendimento

Acesse aqui a lista dos planos reativados

Acesse aqui a lista dos planos liberados pelo monitoramento da garantia de atendimento, mas que continuam com sua venda suspensa por outros motivos

Sobre o Monitoramento

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é o acompanhamento periódico do acesso dos beneficiários de planos de saúde às coberturas contratadas. Os fechamentos são comunicados trimestralmente. As reclamações recebidas pela ANS consideradas no Monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. A partir dessas informações, as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas e acarretando a suspensão da venda dos planos mais reclamados.

Quando uma operadora possui produto com venda suspensa em decorrência do Monitoramento da Garantia de Atendimento, ela não pode registrar nenhum novo plano que seja análogo aos que estiverem na lista de suspensão e nem receber novos beneficiários nos planos de saúde com venda suspensa por esse motivo (com exceção de novo cônjuge ou filho e de ex-empregados demitidos ou aposentados).

A cada trimestre, as operadoras são reavaliadas e, aquelas que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde são liberadas para oferecer os planos para novas comercializações, desde que os planos não estejam com a venda interrompida por outros motivos.

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