Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha completa um ano com mais de 3,7 milhões de consultas

Lançado no ano passado pelo governo do Estado, o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha completou um ano no domingo (15/3), Dia do Consumidor. No período, a ferramenta desenvolvida por Receita Estadual e Procergs superou 3,7 milhões de pesquisas realizadas.

Disponível nas plataformas Android e iOS, a iniciativa conta com mais de 66 mil downloads e apresenta crescimento em seus indicadores de uso. “O aumento dos números tem sido constante, demonstrando que é uma ferramenta muito útil para os cidadãos. O funcionamento é bastante simples, intuitivo e ágil”, afirma Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual.

Ao todo, cerca de 124 milhões de itens foram retornados como resultado das pesquisas pelo menor preço de produtos em mais de 300 mil estabelecimentos credenciados no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

Por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), as informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicação do CPF.

Essa mecânica, segundo Ricardo, garante que os dados do aplicativo tenham alta confiabilidade. “Quanto maior a participação da população e mais indicações de CPF nas Notas Fiscais tivermos, mais atualizadas e precisas serão as informações disponibilizadas”, acrecenta.

Entre as principais pesquisas, estão itens como cerveja, leite, gasolina, picanha, arroz e costela. Ao realizar a busca, o usuário pode informar o produto que deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras. Os resultados, obtidos em um tempo médio de 248 milissegundos, podem ser filtrados pelo raio máximo de distância e pela data que o preço foi praticado. Também há integração com aplicativos de navegação para facilitar o deslocamento do cidadão em busca do menor preço.

Objetivos 

O aplicativo fortalece o programa Nota Fiscal Gaúcha, que já conta com 1,8 milhão de cidadãos cadastrados, proporciona benefícios e economia aos consumidores e contribui para o aumento da arrecadação do RS, estimulando a emissão de notas fiscais. 

Como funciona? 

  • Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS
  • Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras  
  • Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado

Principais números

  • Downloads: 66,3 mil
  • Total de consultas: 3,7 milhões
  • Total de itens retornados: 124 milhões
  • Tempo médio de resposta: 248 ms
  • Quantidade de NFC-e que alimentaram os preços (com indicação de CPF participante do NFG): 106 milhões
  • Total de NFC-e processadas no período: 1,4 bilhão

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual 
Edição: Secom