Forças Armadas ampliam ações de prevenção ao Coronavírus durante a Operação Covid 19

Brasília, 29/03/2020 – As Forças Armadas intensificaram as ações de combate ao Coronavírus em todo o território nacional. Marinha, Exército e Aeronáutica vêm estabelecendo medidas profiláticas em locais estratégicos, desde que foi deflagrada a Operação Covid-19, que ativou 10 Comandos Conjuntos, além de um Comando Aeroespacial permanente, sob coordenação do Ministério da Defesa.

Neste fim de semana, os militares realizam ações de desinfecção das áreas internas e externas dos terminais hidroviário, rodoviário e aeroportuário de Belém. O mesmo aconteceu em três estações do BRT (Jardim Oceânico, Alvorada e Recreio) no Rio de Janeiro. A Estação Central do metrô em Brasília também passou por procedimentos de descontaminação nessa madrugada.

Além disso, as Forças Armadas passaram a adotar, diariamente, medidas de prevenção ao Coronavírus. Estão nesse rol as ações de conscientização, em diversos estados e municípios, com a entrega de panfletos educativos. Há uma fiscalização da entrada e saída de passageiros nas fronteiras, nos aeroportos e nos portos. Estão sendo confeccionadas máscaras N 95, realizada a capacitação de militares para atuar na Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR), além de inspeções navais em todo o território nacional.

A partir da Operação Covid-19, houve uma intensificação da produção de cloroquina e álcool em gel nos laboratórios das Forças Armadas. Aumentaram as campanha de vacinação contra a gripe, a fim de combater a Influenza A (H1N1). Foram criados mais postos de triagem com a montagem de barracas próximas a hospitais públicos.

Até o momento, a operação envolve a participação de mais de 5.500 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Cerca de 660 viaturas, 53 embarcações, três aeronaves estão sendo empregadas pelos 10 Comandos Cojuntos e pelo Comando Aeroespacial permanente.

Por Capitão-Tenente Fabrício Costa e Tenentes Raquel Alves e Edwaldo Costa

Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Ministério da Defesa (MD)
(61) 3312-4071

Leia mais: https://www.defesa.gov.br/noticias/67384-forcas-armadas-ampliam-acoes-de-prevencao-ao-coronavirus-durante-a-operacao-covid-19