Escola infantil deve começar a funcionar em abril deste ano Foto: Rafael Scheeren Grün Escola infantil deve começar a funcionar em abril deste ano

Em ato realizado no gabinete do prefeito Marcelo Caumo, nesta quinta-feira (05/03), o Município de Lajeado e a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), representada pelo seu presidente, Carlos Cândido Cyrne, firmaram contrato para a prestação, por parte da Fuvates, de serviços educacionais e formação pedagógica na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) que está sendo finalizada no Bairro Santo Antônio, que atenderá até 244 crianças. Participaram do ato a secretária municipal da Educação, Vera Lúcia Plein, e o procurador-geral do município, Alex Schmitt. A nova escola deve começar a funcionar em abril.

–  Estamos muito felizes por formalizar esta parceria com a Univates na área da educação. É mais uma alternativa para buscar ainda mais qualidade para nossas escolas, além de dar a nossas crianças acesso às mais novas metodologias pedagógicas – disse o prefeito Marcelo Caumo.

A escola se destinará a atender crianças de quatro meses até cinco anos de idade, em turno integral ou parcial, conforme a demanda indicada pelo município. Entre as atribuições, a Fuvates deverá desenvolver atividades de ensino, com inserção de estudantes da Univates para realização de práticas investigativas, estágios supervisionados e estágios não-obrigatórios, bem como o progresso de projetos e ações que tenham como foco a qualificação da proposta pedagógica, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, propostas por professores e estudantes de diferentes cursos de graduação e de pós-graduação da Univates. Recai sobre a Fuvates a responsabilidade por disponibilizar recursos humanos para o atendimento das crianças, procedendo com as contratações necessárias.

O município, por sua vez, fica responsável pela manutenção predial e pelos equipamentos públicos da escola. Ainda, por meio da Secretaria da Educação (SED), o município deverá acompanhar e avaliar a execução do contrato. Com relação ao custo financeiro, a Prefeitura de Lajeado pagará o valor de R$ 868,57 por vaga integral na escola, e R$ 520,00 para meio turno. Os valores estão baseados no custo médio de um aluno nas escolas de educação infantil do município.

A nova EMEI no bairro Santo Antônio:

Endereço: Rua Arnoldo Uhry

Área construída: 1.530,62m²

Área total do terreno: 3.824,6m²

Recursos: próprios do município de Lajeado, a partir do superávit registrado em 2017 com as economias feitas pela administração

Vagas: em torno de 244 crianças (turnos integral e meio turno)

– 10 salas de aula

– 2 salas de multiuso

– Área coberta que ligará os dois blocos

– Solários (áreas abertas e protegidas) para as crianças nos dias de chuva

– Estacionamento para 16 vagas

Texto e foto: Rafael Scheeren Grün