O Ministério da Infraestrutura vai enviar uma minuta de decreto para os municípios para garantir o transporte de carga e a livre circulação de mercadorias durante o período de emergência causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O documento deve orientar os prefeitos a ressalvar as atividades essenciais ao trabalho de profissionais do transporte, como oficinas, borracharias e restaurantes de beira de estrada. A sugestão foi acertarda em reunião com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e representantes de prefeituras de todas as regiões do País, realizada por videoconferência, nessa quarta-feira (25). 

O Governo Federal já entrou em acordo com os 26 estados e o Distrito Federal para garantir a livre circulação de cargas nas estradas e a manutenção de serviços essenciais. Agora, o Conselho Nacional dos Secretários de Transporte também avança para, até esta quinta-feira (26), fechar o texto de um decreto regulamentando medidas no transporte rodoviário de passageiros.

 

Obras

 

O Ministério da Infraestrutura também levantou a questão das obras de restauração e manutenção de rodovias, realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que não podem parar, principalmente em período de chuvas em parte dos estados. Na agricultura, a ministra Tereza Cristina, que também participou da reunião, destacou a preocupação com o escoamento da safra recorde de grãos que será colhida no País nos próximos meses. 

 

Leia mais: https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2020/03/governo-federal-e-municipios-acertam-medidas-para-garantir-abastecimento