Inaugurado o novo quartel do Corpo de Bombeiros de Lajeado

O evento contou com a presença de autoridades civis, miliares e comunidade Foto: Pietra Darde O evento contou com a presença de autoridades civis, miliares e comunidade

Na manhã desta sexta-feira, 13/03, foi inaugurado o novo quartel do 3º Pelotão de Bombeiros Militares de Lajeado. Na ocasião, autoridades foram agraciadas e oficializada a entrega de uma viatura autobomba e equipamentos de proteção individual. O evento ocorreu nas instalações do novo quartel, localizado na Rua Nicolau Junges, no bairro Montanha, na presença de autoridades civis, miliares e comunidade.

Estiveram presentes no evento o comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar (CBM) do Rio Grande do Sul, coronel César Eduardo Bonfanti, o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, os titulares das Secretarias da Segurança Pública (SESP), Paulo Locatelli, da Educação (SED), Vera Plein, de Obras e Serviços Públicos (SEOSP), Fabiano Bergmann, o procurador-geral do município, Alex Schmitt, o juiz federal e diretor do fórum de justiça federal de Lajeado, Mauro Sbaraini, o juiz diretor do Fórum de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson, o promotor de justiça Sérgio Diefenbach, o comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Valdinei da Rosa, entre outras diversas autoridades militares e das forças de segurança de Lajeado e região, vereadores, presidentes e representantes de entidades, empresários e comunidade. 

Durante seu pronunciamento, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, coronel César Eduardo Bonfanti, afirmou que Lajeado não possuía um quartel adequado e que não condizia com sua realidade. “Lajeado é uma cidade próspera e agora pode se orgulhar pelo quartel que possui. Certamente, um dos melhores quartéis de todo Rio Grande do Sul”, disse o coronel. Ele salientou que em todo estado estão ocorrendo melhorias e investimentos nos quartéis, como reformas, ampliações, compra de equipamentos, viaturas de resgate e combate a incêndios, além de embarcações.

Por sua vez, o prefeito Marcelo Caumo afirmou que hoje era um dia de muita alegria e que as 25 cidades atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Lajeado tem muito a comemorar. “Não vamos mais escutar queixas de que soldados do Corpo de Bombeiros de Lajeado estão pedindo transferência para outras regiões em função do quartel não ter uma boa estrutura. Isso já faz parte do passado”, afirmou o prefeito. Completando seu discurso, Caumo chamou ao seu lado o ex-prefeito Cláudio Schumacher, lembrando que ele foi um dos responsáveis pela criação do Corpo de Bombeiros de Lajeado, no ano de 2004. 

Como uma forma de reconhecimento e agradecimento, durante a cerimônia também houve a entrega da homenagem “Amigos dos Bombeiros”. Entre os agraciados, estavam o prefeito Marcelo Caumo, o procurador-geral Alex Schmitt, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, o coordenador de Compras, Natanael Zanatta, os titulares da SEPLAN, Rafael Zanatta, e da SESP, Paulo Locatelli, o coordenador de trânsito, Vinicius Renner, a arquiteta da SEPLAN, Rute Driemeyer e a servidora da SESP, Eloiza Pacheco Gerhardt . Ainda, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, o secretário Rafael Zanatta e a arquiteta Rute Driemeyer receberam a Comenda do CBM, a maior honraria concedida pela instituição no Estado. 

Em seu pronunciamento, o comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, tenente Valdinei da Rosa, agradeceu ao empenho do poder executivo de Lajeado que doou o terreno onde foi erguido o novo quartel da corporação. Além disso, por intermédio da SEPLAN, a Prefeitura também elaborou o projeto arquitetônico do quartel, bem como fiscalizou e acompanhou a obra do início ao fim.

“Ao inaugurarmos este espaço amplo e adequado, damos plenas condições aos bombeiros de Lajeado para que desempenhem da melhor forma possível suas atribuições”, disse Rosa. O tenente também destacou e oficializou a compra de um novo caminhão autobomba com capacidade para armazenar até 4 mil litros de água, além da compra de equipamentos que, somados à construção do quartel, demandaram cerca de R$ 3 milhões do Funrebom em investimentos. Por fim, o tenente citou o filósofo Platão. “Buscando o bem de nossos semelhantes, encontraremos o nosso”, concluiu Rosa.

Nova sede do Corpo de Bombeiros

A nova unidade do 3º Pelotão de Corpo de Bombeiros é moderna e ampla. O novo prédio abriga o trabalho realizado pelo 36 militares que atendem 25 municípios do Vale do Taquari. 

Construído com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), o quartel está dividido em sala de operações, sala de atendimento, local de espera, sala de análise de projetos, administrativo, arquivo, alojamento feminino e masculino, sala de reuniões, apartamento, auditório para 70 indivíduos, cozinha/refeitório, copa, academia, sala de estar, garagem de caminhões e veículos.

O local garante o fácil acesso à BR-386 e à ERS-130. O terreno onde está localizado o prédio é uma área de propriedade do município, cujo direito de uso foi concedido ao Corpo de Bombeiros de Lajeado por meio da Lei 10.339, de 06 de janeiro de 2017. A Prefeitura foi responsável pela preparação do terreno, elaboração do projeto arquitetônico e hidráulico, realizado pelos arquitetos e engenheiros da Secretaria do Planejamento e Urbanismo (Seplan), e pela licitação da construção, conduzida pela equipe de Compras do município. Além disso, a fiscalização da obra foi feita pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Já os projetos complementares foram realizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Lajeado (CREA), por meio das empresas Privilège Engenharia e Construções e Lohmann Engenharia.