Acordo assinado nesta sexta-feira (20/3) prevê 29 ações de modernização a serem implantadas até maio de 2021

por publicado: 20/03/2020 20h10 última modificação: 20/03/2020 20h10

Com a adesão, nesta sexta-feira (20/3), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH),  já são seis os órgãos federais que aderiram ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov). Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Economia (ME) que reúne um conjunto de soluções de curto e médio prazo, já desenvolvidas, para apoiar os órgãos da administração pública.

O acordo assinado com o Ministério da Mulher estabelece ações como a migração de todas as transferências voluntárias do MMFDH para a Plataforma +Brasil e a disponibilização de todos os serviços digitais no Portal Gov.br. O plano de trabalho prevê ações até maio de 2021.

“O TransformaGov visa avaliar e propor medidas que tornem mais eficiente a gestão pública”, afirma o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert. Segundo ele, a equipe da Pasta trabalha em conjunto com os gestores e servidores dos demais órgãos para promover a transformação institucional a partir de um cardápio de soluções de gestão.
“Desta forma”, complementa o secretário, “conseguimos trabalhar em conjunto para simplificar, trazer modernidade n e desburocratizar a Administração Pública Federal, algo que se tornou ainda mais essencial com a pandemia do coronavírus, que acelerou a necessidade de cidadãos e gestores públicos interagirem por canais digitais”.

Para isso, o programa propõe medidas de eficiência a partir de cinco pontos: governança e gestão estratégica; serviços à sociedade; gestão de indivídual; processos internos e estruturas organizacionais. Desta forma, o ME espera reduzir o gasto público e entregar mais valor à sociedade.

Outras medidas previstas no acordo com o Ministério da Mulher são a atualização das informações no Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg) e a reavaliação das estruturas organizacionais, com o objetivo de verificar se estas estão alinhadas ao planejamento estratégico. No total, 29 ações estão previstas no documento.

Além do MMFDH, os outros cinco órgãos que já fazem parte do TransformaGov são: Advogacia Geral da União (AGU), Ministério da Cidadania (MCidadania), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Ministério da Educação (MEC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).