Será lançada, nesta segunda-feira (9/3), a pesquisa Análise de Indicadores das Capacitações Científicas e Tecnológicas do Rio Grande do Sul, realizada pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), em colaboração com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

O estudo investiga a evolução dos indicadores das capacitações em Ciência e Tecnologia (C&T) do sistema de inovação gaúcho, tendo em vista a importância do tema para o progresso econômico do Estado. São analisados os seguintes indicadores:

• Capacitação das instituições de ensino superior
• Empresas, indústrias e serviços intensivos em conhecimento
• Parques e incubadoras tecnológicas
• Atividades de inovação e pesquisa no segmento empresarial.

Estarão presentes a secretária de Planejamento, Leany Lemos, e o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Henrique Horn. O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, irá comentar os fechamentos, apresentando as iniciativas do governo do Estado na área.

Também são analisados indicadores de instituições de ensino superior para as áreas do conhecimento em ciências naturais, engenharias, tecnologias e matemáticas. Os fechamentos do RS são comparados com os dos principais Estados industrializados e, em alguns tópicos, com os de países desenvolvidos selecionados. O evento é gratuito e aberto ao público.

O quê: lançamento da Pesquisa Análise de Indicadores das Capacitações Científicas e Tecnológicas do Rio Grande do Sul
Quando: segunda-feira (9/3), das 10h às 12h
Onde: auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS – av. João Pessoa, 52 – Centro Histórico, Porto Alegre

Texto: Ascom Sict/Seplag
Edição: Secom