A quarta-feira (25/3) foi marcada por discussões e orientações para diminuir a propagação do coronavírus no Rio Grande do Sul. Pela manhã, o governador Eduardo Leite enviou um áudio pelas redes sociais pedindo aos gaúchos que permaneçam em casa, evitando contato com outras indivíduos.

“É muito importante que as indivíduos mantenham a obediência e o atendimento ao nosso pedido: ficar em casa, restringir contatos, reforçar a higiene e os hábitos de etiqueta respiratória. É fundamental para reduzirmos o nível de contágio do vírus e mantermos tudo dentro da capacidade de atendimento do nosso sistema de saúde”, afirmou Leite.

À tarde, o governador fez a primeira de uma série de lives diárias que passam a ser realizadas para informar a população a respeito das ações tomadas pelo governo do Estado para desacelerar a propagação do coronavírus. Nas transmissões pela página do governo do Estado no Facebook (facebook.com/GovernodoRS), Leite fará a atualização das informações sobre o coronavírus no Estado.

“Estamos atuando com todas as forças, alinhados aos municípios e ao Ministério da Saúde para dar condições de atendimento necessário a todos. Não importa a idade, ninguém pode ser deixado para trás”, disse Leite durante a transmissão realizado no Gabinete de Crise no Centro Administrativo do Estado.

Ainda à tarde, o governador participou de uma videoconferência com outros 25 governadores de estados brasileiros e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para discutir soluções conjuntas com o objetivo de minimizar os efeitos sanitários e econômicos da pandemia de coronavírus no país.

“O fórum é importante para que demonstremos unidade no enfrentamento ao coronavírus e a outros temas de interesse comum. As demandas apontadas pelos governadores em relação ao governo federal são vitais para que possamos encarar os desafios sanitários e econômicos que se apresentam. Essa coordenação de esforços, com serenidade e ponderação, resulta em benefícios aos brasileiros”, avaliou Leite.

Repasse do ministério é informado a prefeitos

O governador também deu sequência nesta quarta-feira (25) à série de reuniões, por videoconferência, com prefeitos gaúchos para coordenar ações no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Aos 20 prefeitos participantes da reunião on-line, Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, anunciaram a liberação de R$ 32,4 milhões destinados pelo Ministério da Saúde para serem repassados aos municípios.

Mais serviços on-line para cidadãos e empresas

O governo do Estado também antecipou para esta quarta (25) o lançamento de seis novos serviços digitais na plataforma unificada rs.gov.br. O objetivo é ampliar a oferta de soluções via internet, contribuindo para reduzir a necessidade de deslocamento até órgãos públicos, mais uma medida para frear o avanço do coronavírus.

Os novos serviços são os seguintes:

• Recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) do DetranRS
• Impressão do documento de licenciamento do veículo – CRLV (DetranRS)
• Certidão de Prontuário de Habilitação (DetranRS)
• Devolução de taxas de habilitação (DetranRS)
• Atendimento sem cartão em casos específicos (IPE Saúde)
• Solicitação de medicamentos (Secretaria da Saúde)

Texto e edição: Redação Secom