A Saúde Móvel vai estrear no evento Momento Mulher Foto: Pietra Darde - Lajeado - A Saúde Móvel vai estrear no evento Momento Mulher

Uma ambulância adaptada e adesivada vai estrear neste domingo para levar saúde, exames, testes rápidos a todos os lugares do município de Lajeado. A “Saúde Móvel”, veículo da Secretaria da Saúde (Sesa) que foi adaptado para a realização destas ações, será usada pela primeira vez com este novo objetivo no evento Momento Mulher, no Parque dos Dick.

Adesivada nas cores azul e branco e com um toldo, a ambulância adaptada será utilizada em diversos eventos nas comunidades, funcionando com um veículo itinerante e facilitando a aproximação da comunidade, bem como aumentando a oferta de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. “Agora chegaremos ainda mais perto da comunidade. Com o diagnóstico precoce da doença, o usuário consegue iniciar o tratamento sem adoecer”, explicou a coordenadora do SAE, Valdirene Bedinotto.

Em 2019, a Sesa realizou 48.160 testagens rápidas em toda a cidade.

A Sesa conta com duas ambulâncias em funcionamento. A “Saúde Móvel” seguirá funcionando como ambulância quando houver necessidade de mais um veículo.