Brasília (DF), 12/04/2020 – Neste domingo (12) de Páscoa, as famílias experimentam uma nova forma de comemorar o feriado. A passagem, significado original da palavra, relembra que essa é uma fase momentânea. A expectativa é em um breve futuro ser possível celebrar a festa pela vida.

Para isso, espalhados por todo o País, mais de 27 mil homens e mulheres das Forças Armadas estão empenhados em orientar a população brasileira sobre os cuidados a serem tomados. Dentre outra atividades, auxiliam profissionais da área de saúde na campanha de vacinação e higienizam periodicamente diversas áreas públicas, como estações de metrô, ônibus e barcas. Outra iniciativa que vem se repetindo é o esforço dos militares em manter equilibrados os estoques dos bancos de sangue do país.

Como ninguém trabalha sozinho, uma das frentes é também garantir a limpeza dos equipamentos de trabalho de todos aqueles que estão na linha de frente no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Assim, militares do 4º Distrito Naval, da Marinha do realizaram a higienização de 22 viaturas do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Belém (PA).

Já o Laboratório Central (LACEN) do Governo do Estado do Amazonas recebeu limpeza feita por integrantes do Comando Militar da Amazônia. Trabalho semelhante é feito em Bagé, no Rio Grande do Sul, pela Brigada de Cavalaria Mecanizada, por intermédio do 25º Grupo de Artilharia de Campanha. Os militares desinfectando os veículos que acessam a cidade pelas três vias principais.

Para capacitar cada vez mais indivíduos nesse trabalho, o 6º Regimento de Cavalaria Blindado, no município gaúcho de Alegrete, capacitou as Unidades da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada para realizar a descontaminação de indivíduos e materiais. O trabalho é multiplicado para que mais e mais indivíduos treinadas possam desenvolver o trabalho.

Também no Sul do País, no município de Bagé, o 3º Batalhão Logístico e a Confraria Eternos Militares do 3º B Log arrecadaram donativos para a Fundação Geriátrica José e Auta Gomes e para a Vila Vicentina Sociedade São Vicente de Paula. A campanha resultou em 800 kg de alimentos e 200 kits de higiene para os idosos das duas instituições.

Em outra região da nação brasileira, no município de Ilhéus (BA), o prefeito Mário Alexandre decidiu montar uma verdadeira operação de guerra contra o Covid-19. Ele autorizou a montagem de um centro de triagem no centro de convenções local e contou com materiais de apoio para estruturação de atendimento médico destinados pelas Forças Armadas.

As ações também envolvem a proteção dos próprios militares, com a produção de máscaras, como está sendo feito pelo 9º Grupamento Logístico (9º Gpt Log), por intermédio do 9º Batalhão de Manutenção (9º B Mnt). Os militares deram início à produção de máscaras, toucas e aventais descartáveis para a tropa.

Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação Covid-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Para conhecer mais sobre as ações, acesse o hotsite da Operação Covid-19.

Para acessar fotos da Operação Covid-19, visite o Flickr da Operação.

Com informações dos Comandos Ativados

Fotos: divulgação Forças Armadas

Saiba Mais:

Parceria da Defesa com a indústria brasileira amplia combate à Covid-19

Militares prestam assistência à população durante pandemia do novo coronavírus

Diversos meios de comunicação são usados para conscientizar a população no combate à Covid-19

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Leia mais: https://www.defesa.gov.br/noticias/67859-acoes-de-enfrentamento-a-covid-19-continuam-em-parceria-com-orgaos-publicos-no-feriado-da-pascoa