AMAZONAS – Agricultores familiares contam com 24,7 t de sementes de milho

0 0
Read Time:1 Minute, 44 Second

A partir desta sexta-feira (17), os agricultores familiares do estado do Amazonas receberão 24,7 toneladas de sementes de milho do tipo Sol da Manhã (BRS 4157). O produto foi adquirido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio da modalidade Aquisição de Sementes, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Este é o maior quantitativo já comprado pela Conab para o estado em um ano e beneficiará mais de 1.200 famílias de 27 municípios amazonenses, que tenham Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Física) e que estejam descritas no Plano de Distribuição. Cada grupo familiar deverá receber 20 quilos de sementes. Solicitada pela Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), a compra demandou aporte de R$ 495,2 mil. As cultivares foram adquiridas da Associação de Camponesas e Camponeses do Estado de Sergipe (ACCESE).

Devido às ações de combate à pandemia do COVID-19, a distribuição da cultivar ocorrerá de forma diferenciada. Desta vez, os agricultores deverão se deslocar até o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam), órgão encarregado pela distribuição. No entanto, é importante confirmar se as sementes já estão disponíveis para entrega antes de se deslocar para o Instituto mais próximo da cidade. Nas cidades com acesso terrestre, as cultivares serão transportadas por meio dos veículos do Instituto. Já nas demais cidades, o fornecimento dependerá da oferta de barcos na capital.

Vale lembrar que o governo do Amazonas editou vários decretos para normatizar o enfrentamento da pandemia, permitindo o livre deslocamento de mercadorias para abastecer os municípios, o que incluirá este produto fornecido pela Companhia.

Nesta modalidade do PAA, a Conab compra as sementes de cooperativas e outras organizações de pequenos produtores e depois destina o produto a outros órgãos demandantes que possuem programas, projetos ou ações com agricultores familiares que estão iniciando o processo produtivo e precisam desse auxílio para iniciar seu cultivo.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %