CORONAVÍRUS

Iniciativa do Ministério da Saúde aborda, de forma lúdica, temas como a transmissão e a prevenção da doença

Por Vanessa Castro

Cartilha coronavirus.jpg
O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (06.04), uma cartilha sobre o coronavírus voltada para crianças. Muitas delas tiveram mudanças na rotina por causa da pandemia de Covid-19, e a publicação busca esclarecer o atual cenário ao público infantil, a partir de uma linguagem fácil e divertida. Acesse AQUI a cartilha.

O documento aborda, de forma lúdica, temas como: o que é o coronavírus, como ele é transmitido, prevenção, principais sintomas e qual a importância de proteger grupos de risco, principalmente os avós, durante este período. A cartilha explica, também, alguns termos que não costumam ser familiares ao mundo infantil, mas que estão frequentemente no vocabulário dos adultos, como “pandemia”, “Organização Mundial da Saúde”, “Ministério da Saúde” e “Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O Ministério da Saúde afirma que as crianças não estão no grupo de risco e, normalmente, apresentam sintomas mais brandos e quadro de recuperação melhor que adultos e idosos. Entretanto, elas podem transmitir a doença a indivíduos vulneráveis e, por isso, devem adotar medidas de prevenção, como lavar frequentemente as mãos e espirrar no braço ou em um lenço de papel, além de evitar contato com indivíduos asmáticas ou com doenças graves.

Edição: André Martins