Capes

Cresce número de professores em capacitação para utilizar tecnologias em sala de aula

Formação on-line e gratuita é fruto de uma parceria entre a Capes e a Britannica Escola

Aprender a utilizar recursos digitais com alunos em práticas da sala de aula. A procura pela capacitação a distância para professores da educação básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) crescimentou. Neste mês de março, o treinamento teve cerca de 800 professores inscritos. A média mensal era de 120.

Até o final de abril, serão realizadas oito aulas on-line conhecidas como webinars, isto é, uma videoconferência com intuito educacional. Os temas tratados serão: “a utilização da linguagem digital na sala de aula” e “alunos pesquisadores no ensino fundamental”. Conheça a ferramenta aqui.

Os professores têm acesso, gratuitamente, às melhores maneiras de incorporar a tecnologia educacional na sala. As aulas são realizadas em diversos horários para que os interessados possam escolher o melhor momento de participar.

Os treinamentos são ministrados por especialistas da Britannica Digital Learning que têm ampla formação acadêmica e conhecimento das tendências educacionais.A capacitação é realizada no portal Britannica Escola, plataforma de ensino e aprendizagem para o ensino fundamental. O portal é mantido por uma parceria da Capes com a Encyclopædia Britannica.

Os professores interessados precisam apenas realizar o cadastro na plataforma. O site permite que alunos e professores tenham acesso, durante o processo de aprendizado, às ferramentas de ensino e recursos multimídia. Em 2019, o portal Britannica Escola teve 7.896.640 visitas. Apenas nos três primeiros meses de 2020, foram 2.464.748 acessos.

A consultora de projetos para a nação brasileira da Encyclopædia Britannica, Magela Lindner, exaltou a parceria com a Capes. “Tem sido fundamental, porque a gente percebe que o grupo de professores de diversas instituições de ensino, buscando qualificação é enorme. Eles buscam conteúdos de referência e estão interessados no uso de tecnologia educacional”, disse.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes

Leia mais: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=87221:cresce-numero-de-professores-em-capacitacao-para-utilizar-tecnologias-em-sala-de-aula&catid=12