O subchefe da Defesa Civil Estadual, coronel Rodrigo Dutra, participou na tarde desta sexta-feira (24/4) de uma teleconferência com representantes das Defesas Civis de países da América Latina. O encontro, promovido pela Secretaria de Gestão Integrada de Riscos, Desastres e Proteção Civil da Cidade do México, reuniu autoridades de 11 países.

Defesa Civil videoconferência México2 O subchefe da Defesa Civil Estadual, coronel Rodrigo Dutra, representou o RS na videoconferência – Foto: Ascom Defesa Civil

Os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul foram convidados para representar a nação brasileira e compartilhar as experiências locais e regionais sobre as ações e o suporte direcionado à população no enfrentamento da Covid-19. A reunião multinacional contou ainda com a participação de representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai e Venezuela.

Segundo Dutra, “durante a reunião compartilhamos informações e fechamentos de experiências como, por exemplo, o isolamento social, hospitais de campanha e restrições de mobilidade urbana”. Outro assunto tratado durante o encontro foi a preocupação com o crescimento da violência doméstica em todos os países participantes.

“As medidas de isolamento social colocadas em ação no Rio Grande do Sul colocam o Estado em um nível muito elevado no achatamento da curva e nas ações de respostas ao enfrentamento à pandemia, que tornou o Estado um exemplo no controle da disseminação do vírus e da quantidade de óbitos, se comparado com países da América Latina”, destacou Dutra.

A Cidade do México também tem um dos menores índices de contaminação e mortalidade pela Covid-19 da América Latina. Conforme a secretária de Gestão Integrada de Riscos, Desastres e Proteção Civil do município, Myriam Urzúa, lá as quantidades são baixos porque a cidade realizou um diagnóstico de toda a estrutura sanitária disponível e orientou a população a ficar em casa de forma voluntária e consciente. “Cuidando de si, cuidamos dos outros”, destacou Myriam.

No dia 1º de maio, será realizada a segunda teleconferência com uma temática especifica que será definida nos próximos dias.

Texto: Ana Paola Dala Barba/Ascom Defesa Civil
Edição: Secom