Diversos meios de comunicação são usados para conscientizar a população no combate à Covid-19

Brasília(DF), 11/04/2020 – Palestras, distribuição de folders, mensagens propagadas por alto-falantes e orientações disseminadas nas mídias sociais. Esse conjunto de meios de divulgação também integra o esforço dos militares das Forças Armadas para conscientizar a população sobre medidas de prevenção contra o novo coronavírus. No enfrentamento à COVID-19, a Marinha do Brasil (MB), o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) vêm promovendo inúmeras ações para reforçar as medidas de prevenção à doença.

Em Marabá (PA), o 52° Batalhão de Infantaria de Selva do Exército promoveu palestras nas comunidades atingidas pelas enchentes dos rios Itacaiúnas e Tocantins, que castigaram o município no final do mês de março. Foram visitados, na ocasião, 14 abrigos, em zonas de risco, e enfatizadas ações de higienização das mãos e áreas comuns dos abrigos das famílias atingidas.

O EB também realizou atividades em municípios fronteiriços. O 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado fez campanha de conscientização sobre medidas de proteção ao contágio do coronavírus, distribuindo panfletos na Aduana de Dionísio Cerqueira (SC), fronteira com a Argentina.

Outra ação que vem sendo executada pelo EB é o uso de viaturas adaptadas para percorrer ruas com mensagens sobre hábitos que devem ser adotados durante a pandemia. Na capital paraense, uma viatura adaptada do 2° Batalhão de Infantaria de Selva (2°BIS) tem percorrido vários bairros, com mensagens em áudio, contendo recomendações sanitárias. Assim como o 2°BIS, as tropas da 19ª Brigada de Infantaria Motorizada utilizam uma viatura militar, adaptada com caixa de som, para percorrer as pistas laterais da Avenida Duque de Caxias, no Rio de Janeiro (RJ), difundindo a seguinte mensagem: “As Forças Armadas, em apoio à sociedade carioca no combate à propagação do coronavírus, vêm conscientizar você, que utiliza a Avenida Duque de Caxias para práticas esportivas, sobre medidas preventivas: evite aglomerações e mantenha distância de outras pessoas, mesmo durante a realização de exercícios e alongamentos; cubra o nariz, ao espirrar, e a boca, ao tossir; esterilize objetos pessoais como carteiras, chaves e telefones celulares e higienize sempre as mãos com água e sabão, por 20 segundos. Todos nós somos responsáveis. Contribua com a prevenção ao coronavírus. Fazendo a nossa parte, venceremos esse desafio”.

Durante as inspeções navais, os militares da MB têm aproveitado para entregar folders com orientações sobre o novo coronavírus a passageiros e tripulantes. A ação tem sido conduzida em Porto Seguro (BA), nos portos do município de Santana e na capital Macapá (AP), em Belém (PA) e em vários municípios dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As mídias sociais das Forças também têm sido um meio de comunicação oportuno para divulgação e esclarecimento das medidas de prevenção. Um exemplo é o Facebook da FAB, que tem publicado uma série de ações educativas a respeito da COVID-19, por meio da Turma do Fabinho, personagens infantis da revista em quadrinhos da FAB, assim como a Turma do Recrutinha do EB, que também aderiu a causa.

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação Covid-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Para conhecer mais sobre as ações, acesse o hotsite da Operação Covid-19.

Para acessar fotos da Operação Covid-19, visite o Flickr da Operação.

Por Tenente Franklin

Saiba Mais

Parceria da Defesa com a indústria brasileira amplia combate à Covid-19

Na Região Sul, Forças Armadas apoiam caminhoneiros com distribuição de alimentos

Ministério da Defesa reforça ações da Operação COVID-19

Leia mais: https://www.defesa.gov.br/noticias/67799-diversos-meios-de-comunicacao-sao-usados-para-conscientizar-a-populacao-no-combate-a-covid-19