Educação Básica

Implementação do modelo cívico-militar nas escolas será finalizada com volta às aulas

Com suspensão das aulas, MEC trabalha na preparação de cursos a distância para os gestores e militares

Tatiana Sócrates, do Portal MEC

Com a suspensão das aulas nas escolas públicas, o Ministério da Educação (MEC) continua trabalhando na implementação das escolas cívico-militares. Estão sendo adotadas medidas que não dependam do funcionamento das escolas, como a preparação de cursos de capacitação a distância e questões administrativas com relação ao modelo.

O ministério aguarda a normalização do calendário letivo para finalizar a implementação do modelo cívico-militar em 54 instituições de ensino que irão contar com o modelo já em 2020. O programa prevê um salto na qualidade educacional do país com escolas espalhadas por 22 estados e pelo Distrito Federal.

De acordo com o diretor de políticas para escolas cívico-militares do MEC, Aroldo Cursino, com o retorno das aulas, todos estarão em condições de realizar, de forma integral, a implementação do modelo. “Estamos trabalhando para a participação de todos os envolvidos no processo, particularmente, o nosso ator principal: o aluno”, ressalta.

Desde o final de 2019, o MEC trabalha no programa. Já foram realizadas as capacitações de diretores e coordenadores pedagógicos de escolas e dos representantes de secretarias estaduais e municipais de educação, que serão multiplicadores da informação nas suas regiões. Além disso, policiais e bombeiros também receberam a formação do MEC.

O Ministério da Defesa já recebeu os currículos de militares da reserva interessados em atuar nas escolas cívico-militares. Em conjunto, os ministérios analisam os perfis mais indicados para trabalharem no modelo proposto pelo MEC.Cerca de mil militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares participarão da gestão educacional do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. O MEC destinará R$ 54 milhões para levar a gestão de excelência cívico-militar para 54 escolas, sendo R$ 1 milhão por instituição de ensino.

Leia mais: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=87231:implementacao-do-modelo-civico-militar-nas-escolas-sera-finalizada-com-volta-as-aulas&catid=12