Militares prestam assistência à população durante pandemia do novo coronavírus

Brasília, 11/04/2020 – A essência do militar é servir à nação. No atual cenário em que o mundo se encontra, dominado pela pandemia do coronavírus, essa missão tornou-se ainda mais fundamental. E, assim, desde o início da Operação Covid-19, as Forças Armadas estão empenhadas nesse combate diário. Até o momento, foram empregadas 60 embarcações, 800 viaturas, 26 aeronaves, além de 25 mil militares.

Na Região Sul, em Santo Ângelo (RS), os militares atuam na campanha de vacinação contra a gripe H1N1, no sistema de imunização drive-thru. Mais de 500 idosos e profissionais da saúde foram atendidos. Em Alegrete (RS), o 6º Regimento de Cavalaria Blindado capacitou militares das Unidades da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada para realizarem a descontaminação de indivíduos e materiais.

Em Criciúma (SC), equipes do Exército iniciaram ação de arrecadação de cestas básicas para serem destinadas a famílias de baixa renda. No centro de Florianópolis (SC), militares, em parceria com a Prefeitura, Defesa Civil e voluntários apoiaram a distribuição de refeições a indivíduos necessitadas.

Em Brasília (DF), militares do Comando Conjunto Planalto produzem máscaras de proteção individual para distribuírem em apoio à tropa. Este Comando também coordena instrução de desinfecção para militares da Base Administrativa do Quartel-general do Exército, integrantes de Diretorias e funcionários responsáveis pela manutenção do local.

Na Região Norte, em Belém (PA), equipe de Resposta Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (BNQR) fizeram a descontaminação do Hospital da Aeronáutica de Belém (HABE). O trabalho foi feito em alojamentos, viaturas, ambulâncias e diversas outras instalações. No mesmo estado, militares realizaram ação de conscientização sobre a Covid 19 no mercado Ver-o-Peso. Além disso, em apoio à Secretaria de Assistência Social, foram fornecidos e transportados beliches para o Estádio Olímpico do Pará, que vem acolhendo indivíduos em situação de rua.

Em João Pessoa, (PB), essa ação de descontaminação foi na Estação Ferroviária. Em Aracaju (SE), militares apoiaram a entrega de kits de alimentação para estudantes da rede pública municipal.

Em Fortaleza (CE), aeronave da Força Aérea desembarcou 30 respiradores hospitalares na sexta-feira (10). Outro avião levou 6,9 toneladas de equipamentos e uma ambulância para serem utilizados no combate à pandemia em Manaus (AM).

Em Caçapava (SP), tropa do Comando Conjunto Sudeste percorre os principais bairros da cidade,com viatura militar, com caixa de som, para difundir mensagens de conscientização sobre a doença causada pelo novo coronavírus.

Por Tenente Bueno e Mariana Alvarenga

Saiba Mais:

Parceria da Defesa com a indústria brasileira amplia combate à Covid-19

Diversos meios de comunicação são usados para conscientizar a população no combate à Covid-19

Na Região Sul, Forças Armadas apoiam caminhoneiros com distribuição de alimentos

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Leia mais: https://www.defesa.gov.br/noticias/67800-militares-prestam-assistencia-a-populacao-durante-pandemia-do-novo-coronavirus