Município recebe quarta remessa de vacinas da gripe para idosos

Slan é o local de vacinação no Bairro Centro Foto: Rafael Scheeren Grün Slan é o local de vacinação no Bairro Centro

Com o recebimento de uma nova remessa de 2 mil doses da vacina contra a influenza, o Município de Lajeado retomou na tarde desta terça-feira, 07/04, a imunização de idosos (que completam 60 anos ou mais em 2020) e de profissionais da saúde contra a gripe. As três primeiras remessas já haviam terminado. A Campanha Nacional de Vacinação imuniza contra os vírus Influenza H1N1, H3N2 e Influenza sazonal. Nesta primeira fase, que vai até 15/04, apenas idosos e profissionais de saúde podem se vacinar. 

Desta vez, haverá mudanças nos locais de vacinação. O posto que atendia a parte central da cidade foi deslocado para atender os idosos na Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) do Centro (Rua João Abott, 506). Este local será exclusivo para vacinação do Centro. O CRAS, onde a vacina estava sendo aplicada até então, está com maior movimento de pessoas em razão da entrega de cestas básicas a famílias vulneráveis, então a Secretaria Municipal da Saúde optou por transferir o local de vacinação. 

Além disso, outros 4 postos de saúde – Conventos, Jardim do Cedro, Olarias e Santo Antônio – também estão aplicando vacinas nesta etapa.

Locais de vacinação contra a gripe:

– Bairro Centro: a imunização é feita na Slan Centro (Rua João Abott, 506) das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia

– Bairro São Cristóvão: imunização no CTG Tropilha Farrapa (Rua Fabio Brito de Azambuja, 245), das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia

– Bairro Montanha: Centro de Saúde Montanha (Rua João Sebastiany, 1.312), das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia

– Posto Conventos: Rua Elecir José Cassulli, 209, das 7h30 às 11h15 e das 12h30 às 16h15

– Posto Jardim do Cedro: Rua Octavio Trierweiler, 1.520, das 7h30 às 11h15 e das 12h30 às 16h15

– Posto Olarias: Rua Christiano Schneider, 238, das 7h30 às 11h15 e das 12h30 às 16h15

– Posto Santo Antônio: Rua Bernardino Pinto, 440, das 7h30 às 11h15 e das 12h30 às 16h15

Documentos

– O idoso deve levar um documento com foto ou cartão SUS para se vacinar.

– O profissional da área da saúde deve apresentar algum documento que comprove sua área de atuação.

Cuidado na fila

Para manter as medidas de segurança e evitar o contágio da Covid-19, a orientação é que idosos mantenham a distância mínima de 1,5 metro na fila.

Antecipação da vacinação

As doses serão aplicadas enquanto durarem os estoques. Importante salientar que este ano a campanha foi antecipada em algumas semanas para permitir a imunização dos idosos o mais cedo possível. O objetivo é evitar que complicações decorrentes da gripe possam causar necessidade de hospitalização quando se busca deixar os leitos de hospital liberados para receber pacientes do coronavírus.

Situações especiais

– Idosos acamados: podem solicitar vacinação domiciliar pelo telefone 3982-1126.

– Idosos com dificuldade de locomoção: podem ser levados de carro por um responsável e serem vacinados dentro do veículo pelos profissionais dos locais de vacinação.

Próximas fases da campanha de vacinação

– 2ª fase: a partir de 16/04, contemplando professores de escolas públicas ou privadas, profissionais de forças de segurança e salvamento e doentes crônicos.

– 3ª fase: a partir de 09/05, contemplando crianças de seis meses até menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto ou aborto), povos indígenas, adolescentes e jovens sob medida sócio educativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 anos até 59 anos completados em 2020 e portadores de deficiência física ou mental.