Localizado no bairro Florestal, o Hotel Imperatriz transformou-se em um lar temporário para profissionais de saúde da rede municipal e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado. Desde 27/03, profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia de coronavírus estão no local isolados de suas famílias, o que permite que sigam trabalhando na área da saúde sem oferecer risco de contaminação aos seus familiares ou de serem contaminados. Nesta terça-feira, 07/04, já eram 19 indivíduos hospedadas no local.

Este isolamento, que reduz a perda de profissionais da saúde e contribui para manter a saúde do grupo, foi possível graças a uma iniciativa do Fórum das Entidades Empresariais e Sociais de Lajeado (Feesla), a partir de uma ideia surgida no Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus – Lajeado, que se reúne diariamente para discutir o avanço da epidemia no município. Para auxiliar no combate ao coronavírus, o Feesla organizou uma campanha online para arrecadação de fundos. Os valores que estão sendo recebidos por uma das entidades do Fórum, a JCI Lajeado, estão sendo destinados às ações do Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus, que definiu que estes recursos seriam aplicados para abrigar profissionais de saúde que têm familiares dos grupos de risco.

“A campanha para combate ao Coronavírus surgiu da iniciativa conjunta do Fórum das Entidades, composto por 14 entidades do Vale do Taquari. Todas elas abraçaram prontamente a causa, pois entendemos que é um momento fundamental para nos unirmos como comunidade. Como mencionamos na Carta de Princípios da JCI e que vem muito de encontro ao trabalho sendo prestado por todos os membros do Fórum, servir a humanidade é a melhor obra de uma vida”, disse a presidente da JCI Lajeado, Gabriela Stürmer Silva.

Conforme a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria da Saúde (Sesa), Nilse Gemelli, primeiramente foi feito um inventário com os profissionais e após foi organizada uma lista prévia e verificada a necessidade de cada um. O número de alojados poderá aumentar conforme o andamento da pandemia.

Neste momento, o hotel está destinado exclusivamente a profissionais da saúde. Dos 116 apartamentos, 36 estão cedidos para abrigar profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, técnicos, entre outros. De acordo com o diretor financeiro do Hotel, Daniel Bergesch, toda estrutura interna do quarto está à disposição dos hóspedes, como TV a cabo, internet, ar-condicionado, frigobar, banheiro exclusivo, além da garagem, cozinha e lavanderia compartilhadas. Os cuidados com a higiene também vem sendo redobrados.

A técnica em enfermagem Simone Pereira é uma das hóspedes. Ela conta que optou por ficar no alojamento em razão de morar com sua mãe idosa e por ter contato direto com uma pessoa em tratamento de câncer. Alojada há 11 dias, Simone sai do hotel apenas para trabalhar ou para os serviços essenciais. “Como sou profissional de linha de frente no atendimento aos pacientes, primo pela segurança e saúde dos meus familiares.  Estar sozinha e longe das indivíduos que amo não é nada fácil, mas por amá-los eu os protejo o máximo que puder. Quando não estou trabalhando, preencho meu tempo lendo bons livros e escutando boas músicas. Tento manter a saúde mental com conteúdos que valham a pena”, relatou Simone, que trabalha no Centro de Especialidades do Posto de Saúde Montanha.

Por sua vez, a enfermeira emergencista da UPA, Rosana da Rosa, decidiu se isolar pois também convivia diariamente com familiares portadores de comorbidade. “Quis usufruir da possibilidade de um descanso para me desligar de tudo. Assim, posso  recompor minhas energias e retornar para o plantão seguinte com as energias renovadas.  Pois é preciso fortalecer o corpo e a mente para combater o nosso inimigo silencioso, invisível e mundial, o COVID-19’’, contou Rosana, 51 anos.

Conforme Nilse, o tempo que os profissionais ficarão alojados dependerá de quanto tempo durar a pandemia do coronavírus.

As doações para o Fórum podem ser feitas pelo link bit.ly/juntospelovale ou via depósito bancário na conta da JCI Lajeado abaixo:

CONTA JCI Lajeado