Diante da pandemia do Coronavírus e considerando suas implicações na atenção ao parto e nascimento, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em ação conjunta com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), realizou reunião virtual com o tema “Gravidez, parto e Coronavírus: os melhores cuidados para mães e bebês”. O encontro online, realizado no dia 26/03, contou com a participação de 500 indivíduos (limite máximo de participantes da plataforma virtual utilizada para a reunião). Mais de duas mil indivíduos se registraram para ter acesso à gravação da reunião. Levando em consideração essa procura, a coordenação do Parto Adequado divulgará em breve novas oportunidades de diálogo sobre o tema. 

A gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, abriu a reunião destacando o expressiva quantidade de interessados em aprofundar o conhecimento relativo ao tema. A gerente explicou que o encontro faz parte do conjunto de iniciativas que integram a Fase 3 do Parto Adequado, para qualificação da atenção obstétrica e neonatal em grande escala. 

Em seguida, falaram o coordenador médico materno infantil do Albert Einstein, Rômulo Negrini; a presidente e a vice-presidente da Associaçãa nação brasileiraeira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do estado de São Paulo  (ABENFO-SP), Rosemeire Sartori de Albuquerque e Maria Cristina Gabrielloni, respectivamente; e a coordenadora do HUB Einstein para o Projeto Saúde em Nossas Mãos, Paula Tuma. A mediação do encontro foi feita pelo diretor sênior do IHI, Paulo Borem. 

Em comum nas exposições, os participantes debateram sobre o contexto atual da pandemia e seus desafios, com destaque para o conjunto de instruções para prestação de assistência segura a gestantes e bebês sistematizado pela equipe do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse sentido, foram prestadas orientações aos profissionais de saúde sobre cuidados relacionados ao manejo de gestantes e puérperas, fluxos na atenção hospitalar, cuidados com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e instruções gerais sobre higiene e controle da infecção. Também foram abordadas diretrizes do Movimento Parto Adequado e medidas da ANS com relação ao combate à pandemia de Coronavírus. 

Após as explanações, a reunião virtual abriu espaço para perguntas e respostas com os participantes. Essas questões serão disponibilizadas em breve no portal da ANS. 

Confira, no portal da ANS, as informações completas sobre a reunião (estão disponíveis o vídeo com a gravação e os slides das apresentações realizadas) e também um material informativo elaborado especificamente com informações dirigidas aos gestores e profissionais de saúde dedicados à atenção à saúde materna e neonatal durante a pandemia. Clique aqui