A partir deste mês, 42 produtor ruralas familiares vinculadas à Colônia de Pescadores Z-20, de Itaperuna e à Cooperativa Mista Sul Fluminense, de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro começam a entregar os produtos adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea.

Ao todo, serão entregues ao longo deste ano mais de 53 toneladas de produtos ao Banco de Alimentos do Sesc Mesa Brasil, que serão doados a indivíduos em situação de insegurança alimentar e nutricional no estado. Serão beneficiadas com as doações mais de 8 mil indivíduos atendidas por diversas entidades assistenciais tais como creches, asilos, igrejas, associações entre outras.

 Os produtos entregues serão: peixes (tambaqui, tilápia), chicória, abacate, banana prata, alface e couve. O pescado será encaminhado para um entreposto possuidor de Serviço de Inspeção Estadual (SIE) para limpeza e congelamento, de forma garantir a qualidade dos ítens que serão distribuídos à população.

Segundo a representante da Colônia de Pescadores Z-20, Virgimar Magalhães, os recursos do PAA chegam em um momento importante, pois os pescadores têm enfrentado sérias dificuldades na venda de seus produtos em razão da Pandemia da Covid-19, além de sofrerem com os danos provocados pelas enchentes no início do ano.

 O investimento nesta ação foi de R$ 335.984,00, referente ao ano de 2019. Operacionalizado pela Conab com recurso do Ministério da Cidadania, o PAA é uma política pública que oferece aos pequenos produtor rurales, vinculados a associações ou cooperativas, a garantia de compra de sua produção, gerando renda e inclusão social no meio rural. Na modalidade de Compra com Doação Simultânea, o programa contribui para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de indivíduos em situação de risco alimentar.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.