A Secretaria de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul (Serfi) tem trabalhado junto ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) para repatriar turistas gaúchos, e de outros estados, que se encontram retidos em diversos países por conta do fechamento das fronteiras, decorrente da quarentena imposta por todos os governos para impedir o contágio do Covid-19.

Nas últimas semanas, a Serfi foi demandada pelo gabinete do Governador do RS e por várias secretarias para viabilizar a repatriação de turistas do México, República Dominicana, Peru, Chile, Argentina e até do Nepal.

No dia 31/03 um grupo de cinco brasileiros que estavam no Chile, conseguiu autorização e retornou ao país. Valdeci João da Silva, 46, morador de Biguaçu (SC) estava fazendo uma expedição na Patagônia e faz parte do grupo repatriado. Ele agradeceu, por meio de áudio enviado através de aplicativo de mensagem, o “empenho do Governo do RS e da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais” e afirmou terem feito uma ótima viagem.

Outro grupo (8 brasileiros) deverá retornar aa nação brasileira, nesta semana. Pelo menos 35 turistas demandaram apoio da Serfi, na repatriação do Chile e Argentina, sem contar os já repatriados de outros países.