Organizações de agricultura familiar começam a fornecer, a partir desta semana, sementes crioulas de feijão para 2.000 famílias de pequenos produtores das regiões alagoanas do Agreste, Zona da Mata e Sertão. Na ação, operacionalizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram investidos R$ 209.540,00 no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

As sementes foram adquiridas por meio de duas chamadas públicas realizadas no ano de 2019, para atender demanda do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), do estado de Alagoas, que receberá as sementes dos produtores e fará a distribuição para os beneficiários.

Ao todo serão entregues 17.670 kg de sementes de feijão das variedades de Arranca como Rosinha, Vagem roxa, Mulatinho e Rim de Porco (15.000 Kg),e das variedades Caupi tipo de corda (grupo Vigna), como Corujinha e Bastião (2.670 kg) .

As organizações fornecedoras contempladas foram a Cooperativa de Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes, localizada no município de Delmiro Gouveia, alto sertão de Alagoas, que fornecerá 9.270 kg, e a Associação de Agricultores Alternativos, localizada no município de Igaci, região agreste do estado, com 8.400 kg. Foram beneficiados 31 produtor rurales familiares.

O PAA é um programa executado pela Conab com recursos do Ministério da Cidadania que visa o fortalecimento e a manutenção da agricultura familiar, além de contribuir com o enfrentamento da fome e da pobreza. Na modalidade aquisição de sementes, a Companhia compra o produto das organizações de pequenos produtores para atender as demandas de órgãos parceiros que dão suporte a comunidades especiais para que cultivem seus próprios alimentos.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.