Brasília (DF), 13/05/2010 – O Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), deu continuidade às tratativas que possibilitaram a formalização de protocolo de intenções com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), assinado em fevereiro deste ano. Em abril, as duas instituições aprovaram o Plano de Trabalho do referido acordo, definindo a atuação em nove frentes.

O acordo engloba desde os aspectos político-estratégicos ligados ao segmento de defesa até a comunicação pública e interlocução, esclareceu o Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa (DEPFIN) da SEPROD, General de Brigada Flavio Neiva.

A expectativa é concluir os trabalhos no segundo semestre, quando as instituições devem finalizar os estudos para apoiar o progresso da Base Industrial de Defesa (BID), com foco nas empresas da área. A iniciativa inclui, mas não se limita a políticas adequadas de financiamento, ao sistema brasileiro de apoio público às vendas para fora do país e ao progresso de programas de nacionalização progressiva de produtos e tecnologia de defesa. O acordo tem vigência de dois anos, com a possibilidade de prorrogação por até 60 meses.

Leia mais: https://www.defesa.gov.br/noticias/68936-avanca-a-parceria-entre-ministerio-da-defesa-e-bndes