O governo do Estado segue trabalhando em ações para combater a pandemia do coronavírus. Confira as medidas anunciadas nesta segunda-feira (11/5).

Máscaras, fiscalização, aulas e futebol: esclareça dúvidas sobre o distanciamento controlado

O novo modelo de distanciamento controlado está em vigor desde a 0h desta segunda-feira (11/5) em todo o Rio Grande do Sul. Os Decretos 55.240 (que oficializa a nova política) e 55.241 (que determina a aplicação das medidas) estão publicados, mas muitas indivíduos ainda ficaram com dúvidas sobre as novas regras. Clique aqui para tirar suas dúvidas sobre o distanciamento controlado.

Em novo decreto, governo mantém suspensão de aulas em escolas e universidades em todo RS

O Decreto 55.241, publicado neste domingo (10/5), determina a aplicação de medidas sanitárias segmentadas de que trata o modelo de distanciamento controlado – que passou a valer à 0h desta segunda-feira (11/5). Entre as medidas deste novo decreto, o governo mantém suspensas as aulas em todo o Estado até que sejam concluídas e publicadas as regras específicas para educação. A determinação vale para “aulas, cursos e treinamentos presenciais em todas as escolas, faculdades, universidades, públicas ou privadas, municipais, estaduais ou federais, e demais instituições de ensino, de todos os níveis e graus, bem como em estabelecimentos educativos, de apoio pedagógico ou de cuidados a crianças, incluídas as creches e pré-escolas”. A única exceção, conforme o decreto, é quanto aos Centros de Formação de Condutores (CFC), que terão regramento próprio.

Saúde e Agricultura realizam ações conjuntas no combate a surtos de Covid-19 em frigoríficos

A situação de surtos de Covid-19 em frigoríficos no interior do Rio Grande do Sul, em especial Passo Fundo e Lajeado, foi debatida nesta segunda-feira (11/5) entre gestores da Secretaria da Saúde (SES), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), do Ministério da Agricultura e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). No sábado (9/5), o governador Eduardo Leite já havia discutido a questão. A reunião dessa segunda-feira, realizada por videoconferência, teve como objetivo alinhar as ações em relação à prevenção do coronavírus nas indústrias de carnes, onde têm ocorrido surtos de Covid-19 entre os trabalhadores e elevado os índices da disseminação da doença no Estado.

Produtores, clientes, carregadores e servidores usam máscara facial na Ceasa

No primeiro dia de vigência do decreto que instituiu o distanciamento controlado no Rio Grande do Sul, o uso obrigatório de máscara – uma das medidas da nova política de enfrentamento ao coronavírus – teve adesão total na Ceasa. No Pavilhão dos Produtores, aberto desde as 5h30, o equipamento de proteção facial era usado por produtores, clientes, carregadores e servidores do quadro. Muitos produtor rurales optaram por usar viseiras. A fiscalização foi reforçada nos pórticos de acesso e nas áreas de circulação e de comércio de alimentos no complexo.

Unidade de Saúde do Presídio de Caxias do Sul inicia atendimento de apenados

A Unidade Básica de Saúde Prisional do Presídio Regional de Caxias do Sul iniciou atendimento médico dos apenados nesta segunda-feira (11/5). Na última semana, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem já começaram a trabalhar na nova estrutura. Os profissionais, medicamentos e insumos foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nova ferramenta on-line facilita tramitação de processos na Fepam durante pandemia

Empreendedores com processo físico tramitando na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) agora podem fazer a juntada de documentos de forma eletrônica. A nova ferramenta on-line que proporciona agilidade e economia está disponível no site da instituição. Clique aqui para acessá-la.

Texto e edição: Secom