Contorno de Pelotas (RS) ganha novo trecho duplicado nas BR-116/392

Com a entrega de 3 km nesta terça-feira (21), obra chega a 93% de execução do total de 23,7 quilômetros

eb3a2ade a4f3 406b 819a d2f8d375e72c

O Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), liberou, nesta terça-feira (19), mais três quilômetros duplicados do Contorno de Pelotas, no Rio Grande do Sul. O trecho tem início no km 66 da BR-392/RS e vai até o km 526,4 da BR-116/RS, incluindo os viadutos construídos nos entroncamentos da Oderich e da Avenida Duque de Caxias, no sentido Jaguarão-Rio Grande. Com isso, o Governo Federal totaliza a entrega de 21 dos 23,7 quilômetros do empreendimento, com 93% das obras executadas.

A BR-392/RS e a BR-116/RS formam um corredor de exportações de grãos, calçados, de fumo, vindo da região central do Estado, gerando um tráfego intenso de veículos, principalmente de caminhões, cujo destino é o Porto de Rio Grande, considerado o segundo maior em movimentação de cargas no Brasil.

“As obras de duplicação do Contorno de Pelotas possibilitarão melhores condições de trafegabilidade e segurança, notadamente na área urbana da cidade. Os investimentos se agregam à duplicação da BR-116 que estamos intensificando junto ao Exército, o que em pouco tempo possibilitará que todo o trajeto entre Porto Alegre até Rio Grande esteja duplicado, beneficiando toda economia gaúcha”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Com R$ 651 milhões de investimentos, a obra total foi dividida em dois lotes: o primeiro, de 11 km, foi concluído em agosto de 2018. O segundo lote, que totaliza 12,7 km, já conta com 7 quilômetros duplicados, além desta entrega de hoje de mais 3 quilômetros de pista dupla. A expectativa do Governo Federal é de conclusão do empreendimento total até o quarto trimestre deste ano.

*Com informações do DNIT

Foto: DNIT/RS

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura