Contêiner foi incendiado no Bairro Americano Foto: Divulgação Contêiner foi incendiado no Bairro Americano

Em razão dos meses de maio, junho, julho e agosto serem os mais propícios para a realização de podas de árvores, a Coordenadoria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Lajeado, ligada à Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), orienta os munícipes a contatarem o órgão para organizar o recolhimento do resíduo verde.

Segundo a titular da coordenadoria, Anelise Bohn, antes de colocar o resíduo verde junto às lixeiras e calçadas esperando que a prefeitura faça o recolhimento, os munícipes devem ligar para os fones 3982 1033 ou 3982 1031 para verificar qual a data apropriada para depositar os restos de poda e ajardinamento. Com relação ao recolhimento de entulhos, como restos de móveis, sofás, camas, entre outros, a recomendação é que o recolhimento seja pré agendado nos mesmos telefones da coordenadoria – 3982 1033 ou 3982 1031.

“Queremos manter a cidade limpa, bem conservada, mas é fundamental que a população colabore”, afirma Anelise Bohn. Ela destaca que durante os meses de maio, junho, julho e agosto a Prefeitura de Lajeado aumenta de quatro para seis a quantidade de caminhões envolvidos no recolhimento de materiais, tanto lixo verde quanto entulhos. Além disso, duas retro escavadeiras com agarradeiras são utilizadas no serviço, desenvolvido por duas equipes da coordenadoria.

Anelise salienta que uma experiência de dispor dois contêineres, um no Bairro Americano, junto da Praça João Zart Sobrinho, e outro no Moinhos, na Rua Pedro Kolling, não foram bem sucedidas. “Disponibilizamos estes contêineres para a população depositar o lixo verde. No do Bairro Moinhos depositaram tanto lixo verde de uma vez só que transbordou. Já no Bairro Americano colocaram fogo dentro do contêiner”, lamenta Anelise.

Por fim, ela reforça que a comunidade deve se informar quanto ao descarte de lixo verde, recebendo orientação para tal, uma vez que a demanda está muito grande. Esta semana os recolhimentos de resíduos verdes ocorrem nos bairros São Cristóvão, Santo André, Moinhos, Florestal, Americano, Hidráulica, Moinhos D’ Água e Montanha. Na semana de 25/05 a 29/05, o serviço será realizado no São Cristóvão, Universitário, Campestre, Conservas, Santo Antônio, Morro 25, e Jardim do Cedro.

Texto: Rafael Scheeren Grün

Foto de divulgação