Segundo diretor da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), ela deve surgir apenas em 2021

AFP

14/05/2020 – 21:59

Laboratórios em todo o mundo estão na corrida para a descoberta de uma vacina para a Covid-19. Foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP Laboratórios em todo o mundo estão na corrida para a descoberta de uma vacina para a Covid-19. Foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP

AMSTERDÃ – A existência de uma vacina contra a Covid-19 dentro de um ano é uma previsão “otimista”, levando-se em consideração os testes atualmente em execução, estimou a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) nesta quinta-feira.

Segundo o diretor de estratégia da EMA, Marco Cavaleri, mais de uma vacina contra o novo coronavírus pode estar pronta daqui a um ano.

OMS‘Há um longo caminho até o fim da pandemia’ de coronavírus

– São previsões baseadas no que vemos. Mas devo enfatizar novamente que isso seria o melhor dos cenários. Sabemos que as vacinas em progresso podem não ser autorizadas e desaparecer. Também sabemos que pode haver atrasos – diz ele.

A EMA, organismo da União Europeia que tem sede em Amsterdã, é “cética” em relação à ideia de que uma vacina pode estar pronta em setembro. Ainda assim, Cavaleri minimizou os temores da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a possibilidade de o novo coronavírus “nunca desaparecer”.

Leia mais: Em meio a polêmica com gigante farmacêutica, UE diz que vacina do coronavírus não deve priorizar os EUA

– Eu acho que é um pouco prematuro falar, mas temos motivos para estarmos otimistas de que as vacinas estão chegando – reforçou. E completou: – Eu ficaria surpreso se não conseguirmos encontrar uma vacina para a Covid-19.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/covid-19-vacina-daqui-um-ano-cenario-otimista-diz-uniao-europeia-24426597