O governo do RS, por meio da Defesa Civil, enviou 14 toneladas de alimentos não perecíveis para as regiões Central, Oeste, Noroeste e Norte do Estado nesta quarta-feira (6/5). Os produtos serão destinadas a comunidades em situação de vulnerabilidade social em decorrência da estiagem.

A metodologia utilizada para a distribuição dos alimentos nos municípios é o baixo índice de renda, conforme as informações da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag): município que está há mais tempo enfrentando a estiagem, que não tenha sido atendido na primeira remessa de ajuda humanitária e que já tenha o processo de situação de emergência homologado pelo governo do Estado.

A Defesa Civil destaca que hoje já não se consegue mais separar os efeitos da Covid-19 da estiagem, pois as duas emergências são indissociáveis, uma vez que o uso da água é fundamental para a manutenção da higiene necessária para o enfrentamento da pandemia.

A operação integrada de logística e distribuição conta com a participação de militares e caminhões do Exército, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

Como ajudar com doações

Interessados em fazer doações devem contatar a Central de Doações da Defesa Civil Estadual, localizada no Centro Administrativo do Estado, na avenida Borges de Medeiros, 1.501, bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

As doações devem ser agendadas previamente pelo telefone (51) 3288-6781 para evitar aglomerações e o deslocamento de indivíduos.

Texto: Camila Santos/Ascom Defesa Civil
Edição: Secom