Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos para bolsas de iniciação científica e tecnológica oriundas de editais da Fapergs e do CNPq, voltadas para o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (DDPA/Seapdr).

Os programas de concessão de bolsas têm como objetivos estimular nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e incentivar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa para o progresso tecnológico e de inovação aplicados à agropecuária. 

Para solicitar uma das vagas para bolsista, os pesquisadores do DDPA devem submeter proposta ao e-mail editais-pesquisa@agricultura.rs.gov.br até́ 25 de maio, data-limite das inscrições. Podem concorrer os pesquisadores que não foram contemplados com nenhuma bolsa de iniciação científica ou tecnológica este ano.

Como estipulado no ano passado, o processo contará com pontuação para pesquisadoras que usufruíram de licença maternidade e/ou licença adotante, de no mínimo 180 dias, no período de avaliação curricular que abrange os editais. Nesse caso, as pesquisadoras elegíveis terão computado um ano incremento de análise de produção para cada licença gozada no período. A medida também é válida para servidores do sexo masculino que usufruíram de licença adotante de seis meses. 

Outras informações podem ser obtidas nos editais:

Edital Iniciação Tecnológica – Fapergs e CNPq DDPA Seapdr 2020
Edital Iniciação Científica – Fapergs e CNPq DDPA Seapdr 2020

Leia mais: http://www.agricultura.rs.gov.br/inscricoes-abertas-para-bolsas-de-iniciacao-cientifica-e-tecnologica