Brasília (DF), 18/05/2020 – Militares de unidades da logística da Força Aérea Brasileira (FAB) confeccionam máscaras de proteção facial para prevenir a contaminação da Covid-19. Eles produziram cerca de 2 mil máscaras feitas em TNT, com cinco camadas, material com eficiência bacteriológica de 96,5%, maior que os 95% previstos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As máscaras são feitas no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), em instalações adaptadas especialmente para essa finalidade. O primeiro lote será distribuído aos efetivos do Hospital da Força Aérea em São Paulo (HFASP), unidades do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, escolas de formação e efetivo dos Parques de Material Aeronáutico.

O Navio de Apoio Oceânico “Mearim”, em suporte à Capitania Fluvial de Porto Alegre, realiza inspeção naval e orienta os navegantes sobre os cuidados necessários para a prevenção à Covid-19.

Para evitar o contágio pelo novo coronavírus, o Comando de Fronteira Rio Negro/5° Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron RN/5° BIS) descontamina, diariamente, aeronaves, bagagens e materiais que chegam à Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, pelo Porto Fluvial de Camanaus. As Organizações Militares do município adotam, em sua rotina diária, medidas sanitárias de proteção aos seus integrantes.

Cerca de 30 militares da Equipe de Resposta em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB), que integram o Comando do 7º Distrito Naval, capacitaram funcionários e descontaminaram o Hospital Regional da Asa Norte, na capital Federal.

Na capital de Tocantins, militares do 22º Batalhão de Infantaria (22° BI) do Exército, integrantes do Comando Conjunto Planalto, deram início à descontaminação do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues. Ao todo, 30 militares devidamente paramentados com equipamentos de proteção individual (EPI) foram empregados na descontaminação da área do Terminal de Passageiros, local onde há grande circulação de indivíduos.

A ação será realizada novamente nesta terça-feira (19), atendendo à solicitação da Superintendência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o aeroporto de Palmas.

Os militares da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas, descontaminaram a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) da Polícia Civil, em Belém, no Pará. Os atendimentos para mulheres em situação de violência doméstica, familiar e sexual continuam, para promover sua cidadania e evitar que voltem a ser vítimas. Na ação, foram descontaminados compartimentos internos, estacionamento, alojamentos, banheiros, vestuários, além de áreas externas e viaturas.

Equipe especializada do 18º Batalhão de Transporte descontaminou as instalações da clínica médica de referência para tratamento da Covid-19, do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. A atividade foi coordenada pelo Comando Conjunto Oeste. O Hospital Regional, localizado na capital Campo Grande, é referência no tratamento da doença e recebe pacientes graves, de todo município do Estado.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

Por Ten Tássia, com informações dos Comandos Conjuntos

Fotos: divulgação Forças Armadas
Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação.
Saiba mais:
Capacitação para profissionais de saúde militares reinicia nesta terça-feira 18
Atividades das forças armadas refletem proteção e apoio à população
Bancos de sangue de todo a nação brasileira contam com doações de militares
Confira os destaques da semana:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Leia mais: https://www.defesa.gov.br/noticias/69053-militares-fabricam-mascaras-de-protecao-respiratoria