Em um comparativo dos Índices Criminais do 1° trimestre de 2019 e 2020, Lajeado apresentou significativa redução nas quantidades de tentativas de homicídio e de vítimas de tentativa de homicídio.

De janeiro a abril de 2019 foram registradas 19 tentativas de homicídio, sendo que na mesma época de 2020 foram registrados apenas 5 casos, o que representa uma redução de 73% neste indicador. Os bairros com maior incidência são Santo Antônio, Conservas e Olarias.

Os números de vítimas de tentativa de homicídio também diminuíram em 2020 em relação ao ano de 2019. Em janeiro reduziu 81%. Em fevereiro a redução chegou aos 80%. Já em março houve redução de 100% dos casos de vítimas de tentativa de homicídio. Ressalta-se que em uma tentativa de homicídio, podem ter uma ou mais vítimas desta tentativa, motivo pelo qual o indicador de tentativas de homicídio diverge da quantidade de vítimas de tentativa de homicídio. 

A redução dos índices criminais é um dos focos do Pacto Lajeado pela Paz, que promove a criação de uma cultura de paz no município, com o objetivo maior de prevenir a violência. Envolvendo diversas entidades e agentes policiais e fiscalizadores, o Pacto está alicerçado em cinco eixos estruturantes, que são: Prevenção Social, Urbanismo, Fiscalização Administrativa, Tecnologia e Policiamento e Justiça.

Para ter acesso ao documento com os indicadores de violência de Lajeado, acesse http://twixar.me/qw3m