PARAÍBA – Associações autorizadas entregam 322 toneladas de produtos a famílias vulneráveis

Um total de oito associações de agricultores familiares da Paraíba foram autorizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a destinar parte da sua produção a entidades de assistência social por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com orçamento de R$ 690 mil. O programa é executado pela Companhia com recursos do Ministério da Cidadania, e tem como objetivo apoiar pequenos agricultores e garantir a segurança alimentar nos municípios atendidos.

O investimento contempla 98 agricultores e agricultoras dos municípios de Alagoinha, Mari, Cruz do Espírito Santo, Sapé, Belém do Brejo do Cruz, Nazarezinho e Camalaú, com a aquisição de 322 toneladas de frutas, tubérculos, hortaliças e pescado. Ação foi iniciada no último mês e deve seguir até o final deste ano.

Os alimentos estão sendo entregues para doação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, amparadas pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAs) dos municípios de Alagoinha, Mari, Cruz do Espírito Santo, Sapé, Belém do Brejo do Cruz, Nazarezinho, Camalaú, além do Hospital Napoleão Laureano em João Pessoa. A previsão é de que sejam atendidas cerca de 27,3 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Em fevereiro, a Conab autorizou o início de dois projetos do PAA no município de Sapé e Araçagi, ambos na Paraíba. Um total de 26 agricultores familiares foram aptos a entregar 72,6 toneladas de alimentos como abóbora, alface, banana, inhame, batata-doce, mandioca, mamão e pescado. Da quantidade prevista para doação, 6 toneladas  de pescado já foram destinadas a 1.974 pessoas.

Durante o ano de 2019, a Conab adquiriu  na Paraíba mais de 1.500 toneladas de alimentos da agricultura familiar, por meio do PAA, modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). Os alimentos atenderam cerca de 88 mil pessoas ligadas a entidades da rede socioassistencial e equipamentos de alimentação e nutrição em 23 municípios do estado.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.