A Defesa Civil Estadual, por meio de convênio com a Associação Rio-grandense de Transporte Intermunicipal (RTI), enviou 25 cestas básicas para a região de Bento Gonçalves na manhã de quinta-feira (7/5). Os alimentos não perecíveis serão destinados a comunidades em situação de vulnerabilidade social em decorrência da estiagem.

A distribuição dos itens será realizada pela 9ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, que abrange a região da Serra. A metodologia para distribuição dos alimentos utilizou como parâmetro o baixo índice de renda, além dos municípios que estão há mais tempo enfrentando a estiagem e que já tenham o processo de situação de emergência homologado pelo governo do Estado.

O Decreto 55.129, de 19 de março de 2020, que criou o Comitê de Logística e Abastecimentos para enfrentamento da Covid-19, trouxe demandas de logística adicionais à Divisão de Apoio às Comunidades Atingidas e à Divisão de Relações Comunitárias. Para fazer frente às solicitações, articulou-se atuação conjunta com a RTI, entidade integrante do comitê e que congrega as empresas de transporte intermunicipal de passageiros, cujos serviços de encomendas poderão ser utilizados para despacho de itens administrados pela Defesa Civil Estadual.

A Divisão de Apoio da Defesa Civil Estadual também elaborou um protocolo que estabelece os procedimentos que devem ser observados para o envio de ajuda humanitária, insumos, equipamentos de proteção individual e materiais de interesse da Defesa Civil Estadual através do Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros.

Texto: Ana Paola Dala Barba/Ascom Defesa Civil
Edição: Secom