Pesquisadoras desenvolvem aplicativo gratuito para produtores avaliarem resultados dos rebanhos de cria

O primeiro aplicativo móvel para celulares que vai auxiliar os produtores a avaliarem os fechamentos dos seus rebanhos de cria já está disponível de forma gratuita para o sistema android. O BovCria foi desenvolvido pelas pesquisadoras Adriana Kroef Tarouco e Lissandra Souto Cavalli, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com apoio da Fapergs. 

Bovcria foi desenvolvido por pesquisadoras do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) BovCria foi desenvolvido por pesquisadoras do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA)

O aplicativo faz parte do projeto “Desenvolvimento de ferramentas tecnológicas aplicadas na área de produção de bovinos de corte”, iniciado neste ano pelo DDPA. Pesquisadora responsável pelo projeto, Adriana Tarouco afirma que o objetivo é desenvolver aplicativos móveis que forneçam ferramentas para avaliar a eficiência reprodutiva e produtiva de rebanhos de cria, através do cálculo de taxas, indicando metas e disponibilizando alternativas de manejo para melhorar os fechamentos.

De acordo com Adriana, outra meta do projeto é desenvolver programas de gerenciamento de rebanhos de corte para computadores, em que será possível calcular índices reprodutivos e produtivos e fazer comparações com as metas preconizadas, alertando o produtor com dicas de manejo para melhorar seus fechamentos.

O aplicativo móvel BovCria já está disponível para sistema Android e com acesso gratuito para download no Google Play.

Leia mais: http://www.agricultura.rs.gov.br/secretaria-desenvolve-aplicativo-gratuito-para-produtores-avaliarem-fechamentos-dos-rebanhos-de-cria